NOTÍCIAS

Cultura | 22.09.14 - 09h15

Dia ensolarado e de muita diversão no Hipódromo

[caption id="attachment_48753" align="alignleft" width="680"] A sétima edição do Recife de Coração nos Bairros lotou o entorno da Praça Tertuliano Feitosa (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]


O Recife de Coração nos Bairros teve uma ensolarada e movimentada sétima edição, hoje, no bairro do Hipódromo. Os moradores do entorno compareceram em peso para conferir de perto as várias atrações da programação nos polos montados no entorno da Praça Tertuliano Feitosa, numa iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer.

A aposentada Eizabeth Lemos, 76 anos, saiu de casa cedo para conseguir fazer tudo que queria. "Fiz exame de glicose, aferi minha pressão. Confirmei que a saúde está ótima depois aproveitei para me divertir. Esse projeto é uma maravilha!", disse, no meio de uma animada patota de vizinhas, todas da mesma faixa etária.

Também no polo de serviços, os vizinhos Luciano Lira, 41, e Roberval Luis, 33, fizeram questão de levar os filhos para aprender a escovar bem os dentes. "Primeiro a obrigação e depois a diversão. Brincar é bom, mas aprender a cuidar dos dentes é mais importante", disse Roberval.

Além da realização de exames de pressão, de sague e de mamografias, o polo de serviços promoveu a chamada Vacinação contra a Violência, iniciativa da Secretaria de Segurança Urbana do Recife. Contou ainda com uma Central da Mulher, que prestou esclarecimentos e orientações sobre violência, e com o serviço de emissão de Carteira de Trabalho. Além disso, foram distribuídas mudas de árvores e agendadas castrações de cães e gatos no local.

Perto dali, entre os brinquedos do polo infantil, a professora Adriana Batista, 37 anos, e seu marido Leonard, 36, divertiam-se com a filha Maria Eduarda, de seis anos. "A ideia é muito boa: oferecer lazer nos espaços públicos", celebrava Adriana, que, apesar de morar perto da da famosa Praça do Hipódromo, nunca havia levado sua filha para brincar lá. Agora, avisa, vai ficar "freguesa".

Enquanto ela procurava proteger a pequena Duda do sol, a estudante Maria Viana, 16 anos, só queria saber de aventura. Sossegou somente quando aprendeu a se equilibrar no slackline. "É massa!" As quadras de handebol, vôlei e futebol de barrinha também ficaram cheias o dia inteiro. Mas um dos serviços que mais atraiu a atenção do púbico no polo esportivo foi a roda de capoeira do grupo Capoerá.

No polo infantil, o mais cheio do evento, o pula-pula, a piscina de bola, a cama elástica e o tobogã ficaram o dia inteiro lotados. Também fez sucesso o espetáculo de magia.

A trilha sonora da festa foi especial. Ainda nem eram 10h quando a música começou a atrair a vizinhança. Até as 17h subiram ao palco as bandas Orquestra Clave, Grupo Samba do Boy, Banda Alexandre e Seixas e Caroço da Manga, André Acioli, Banda Forró.com e Seresta Moderna de Campo Grande.

No próximo mês tem mais. O próximo bairro contemplado pelo projeto será Brasília Teimosa.