Secretaria de Saúde do Recife promove encontro para discutir riscos do benzeno à saúde do trabalhador
A primeira etapa para minimizar e eliminar os riscos à saúde do trabalhador decorrentes da utilização do benzeno será dada a partir da próxima terça-feira (23), às 13h. A Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promove, em parceria com a Fundacentro, o curso sobre “Benzeno: riscos, efeitos sobre a saúde e estratégias de prevenção”. O treinamento vai acontecer até o dia 25, no Auditório do Forte das Cinco Pontas, e é voltado para os profissionais do SUS e de funcionários que trabalham com o produto - petroleiros, frentistas de postos de combustíveis e profissionais de refinarias e petroquímicas, por exemplo.
Durante o encontro será discutida a implementação de instrumentos e medidas de controle do produto. O benzeno é um composto tóxico, líquido, inflamável e incolor, usado como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, entre outros). É matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas, presentes em diversos processos e ambientes de trabalho.
“A exposição durante longo período de tempo pode provocar muitas alterações no organismo, mas a maior preocupação é a de que o benzeno pode causar câncer. Não é fácil identificar o processo gerador da doença, e o Cerest está buscando formas de fortalecer o diagnóstico dessas alterações, através de um protocolo de investigação do Ministério da Saúde”, explicou o chefe de Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador, do Cerest, Clênio Guedes.
O curso será ministrado pelas pesquisadoras Arline Sidnéria e Luiza Maria Nunes Cardoso, que fazem parte da Comissão Nacional Permanente do Benzeno.