Atividades esportivas, interação e mais qualidade de vida na 10ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife
Animação não tem idade e a prova disso são os participantes da 10ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, a programação teve início no último dia 13 e segue com eventos no próximo domingo (24) e terça-feira (26).
Domingo, o grupo vai participar de uma caminhada pelo bairro que é coração da cidade, o Recife Antigo. Com início às 7h, a concentração e saída será na Praça do Marco Zero. E, para garantir a trilha a animada sonora, uma frevioca vai acompanhar todo o percurso. Após a caminhada, haverá um momento destinado à apresentação artística com dança, poesia, canto, entre outras manifestações, que são produzidas pelos grupos de idosos participantes.
O encerramento da programação conta com um baile que será na próxima terça, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Na ocasião, estão convidados também para participar os familiares de todos os inscritos.
Os Jogos da Pessoa Idosa do Recife tiveram atividades esportivas adaptadas que tomaram conta do Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, nos dias 19, 20 e 21. Os participantes participaram de aulão de dança, voleibol, basquete, handebol, futsal, atletismo, arremesso de pelota, estafeta, dominó, dama, golfe, hóquei, boliche, arremesso de arco e tiro ao alvo.
Morador do Ibura e no auge dos seus 75 anos, Fernando Batista disse que eventos como esse renovam a sua saúde e o fazem sentir mais vivo. "Nos Jogos eu acabei conhecendo muito mais gente, adoro fazer parte de grupos de convivência. O que eu mais gostei dessa programação foi a parte que tem dança porque eu amo dançar", destacou.
Maria da Paz, de 81 anos, saiu todos os dias do Ipsep só para curtir a programação no Compaz. "Estou participando de tudo, essas ações rejuvenescem a gente. Estou amando viver isso ao lado das minhas colegas e das professoras, que são maravilhosas. A gente não fica nem com preguiça porque a gente sente o quanto isso nos dá mais vida".
A 10ª edição tem o tema “Viver e não ter a vergonha de envelhecer feliz”, que reflete sobre o processo de envelhecimento ativo e saudável. As atividades ofertadas foram desenvolvidas com o objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social das pessoas idosas do Recife.
Serviço:
24/09
Caminhada – Saída do Marco Zero, às 7h;
26/09
Encerramento dos Jogos da Pessoa Idosa – AABB, nas Graças, das 14h às 18h;