Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.09.21 - 17h22

PCR leva campanha “Bora Se Cuidar” para falar de prevenção das arboviroses em escola municipal na Campina do Barreto

img_alt

Nesta quinta (23), uma esquete teatral vai ensinar às crianças, de forma lúdica, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

 

Nesta quinta-feira (23), às 9h, a campanha “Bora Se Cuidar”, da Prefeitura do Recife, chega à Escola Municipal de Água Fria, na Campina do Barreto, para orientar os estudantes quanto à prevenção da dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, uma esquete teatral vai ensinar às crianças, de forma lúdica, como evitar a proliferação do vetor dessas arboviroses.

A esquete conta a luta de Dona Nice, uma recifense consciente dos perigos das arboviroses, contra Aedson, da Associação dos Mosquitos Unidos, que tenta a todo custo se proliferar na casa da senhora. Na história, os personagens levarão mensagens educativas ao grupo de crianças para mostrar os cuidados necessários, como tampar caixas d’água, fechar garrafas plásticas, limpar calhas, para evitar que o mosquito se reproduza.

A estratégia de alertar as crianças para que elas levem a informação para dentro de casa se soma a outras ações que a Secretaria de Saúde (Sesau) do município vem desenvolvendo para frear o avanço da transmissão das arboviroses na cidade, e também o possível adoecimento da população.

Desde maio, têm sido realizados, aos fins de semana, mutirões em diversas comunidades do Recife em que agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) têm intensificado a inspeção de residências e pontos estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, para identificar e tratar possíveis focos desses vetores.

Além disso, a Vigilância Ambiental do Recife também realiza outras atividades continuadas para controle dos mosquitos transmissores das arboviroses, como manutenção das ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito); análise das Estações Disseminadoras de Larvicidas; adoção da Técnica do Inseto Estéril (TIE); e formação das Brigadas Contra o Mosquito, que envolvem instituições públicas e privadas da cidade.

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.