Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.09.22 - 19h01

Dia Mundial de Combate ao Estresse: Práticas Integrativas auxiliam no controle desta condição

img_alt

No Recife, é possível ter acesso a modalidades como yoga, reflexologia podal e auriculoterapia de forma gratuita e que podem ajudar quem está em busca do tratamento e prevenção desta doença. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

 

Em 23 de setembro, quando é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Estresse, é preciso reforçar as alternativas para driblar esta condição. Além de ajuda médica e psicológica, também é possível encontrar nas Práticas Integrativas e Complementares (Pics) um caminho para cuidar da saúde mental. No Recife, a Secretaria de Saúde do município oferece diversas modalidades desse serviço de forma gratuita em duas unidades de referência e que podem ajudar quem está em busca do tratamento e prevenção desta doença. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é tido como a “doença do Século 20” e tem afetado cada vez mais pessoas. Entre os sintomas mais comuns de um quadro de estresse, estão: dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. O seu tratamento pode ser realizado através de uma abordagem multidisciplinar, que além dos tratamentos convencionais, pode associar os recursos terapêuticos alternativos oferecidos pelas Práticas Integrativas. 

 

As Pics são reconhecidas pela OMS e têm como proposta garantir o autocuidado, bem-estar e longevidade do paciente a partir da prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Os sintomas causados pelo estresse podem ser amenizados com práticas corporais, individuais e até mesmo coletivas. Entre as modalidades mais conhecidas estão acupuntura, meditação, pilates, homeopatia, yoga, reiki, Tai Chi Chuan, entre outros. 

 

Para o coordenador da Política de Práticas Integrativas e Complementares do Recife, João Vitor Paiva, um dos caminhos para reduzir o estresse é estimular a manutenção da saúde mental através do autocuidado. “Práticas corporais, como a Yoga e o Tai Chi Chuan, trazem os benefícios dos exercícios físicos e proporcionam a liberação de  hormônios do bem estar, como a endorfina, além disso, é possível trabalhar a respiração e a meditação, auxiliando na redução do estresse. Em práticas individuais, quando nos referimos a auriculoterapia e reflexologia podal, por exemplo, é possível mexer com pontos específicos do corpo e ativar processos curativos naturais”, destaca. 

 

Na Rede Municipal de Saúde do Recife, a Política de Práticas Integrativas e Complementares possui duas unidades de referência: a Unidade de Cuidados Integrais do Recife (UCIS) Professor Guilherme Abath, no bairro do Hipódromo, cujo acesso ocorre predominantemente por meio de encaminhamento do Sistema de Regulação; e o Serviço Integrado de Saúde (SIS), no Engenho do Meio, que atende também por demanda espontânea. Nessas unidades, atuam fisioterapeutas, médicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de Educação Física, biomédicos, cirurgiões-dentistas e terapeutas ocupacionais.

 

Além disso, esta Política possui um canal no YouTube (https://youtube.com/c/RecifeIntegrativo) em que é possível ter acesso a algumas algumas práticas orientadas,  ensinando o básico e facilitando para o usuário realizá-la em casa. As atividades são eficazes para combater o estresse, acalmar a mente, melhorar o equilíbrio físico e mental e aumentar a imunidade daqueles que as exercitam. Entre as opções disponíveis no canal, estão: aromaterapia, biodança, arteterapia, meditação, movimentos bioenergéticos, e outras.