Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Turismo | 22.09.22 - 08h26

No primeiro dia da ABAV, novos voos partindo do Recife são anunciados

Rotas para Montevidéu, no Uruguai, além de Orlando e Fort Lauderdale (EUA) ampliarão oferta do Aeroporto Internacional dos Guararapes

Nesta quarta-feira (21), foi dada a largada da 49° edição da ABAV Expo Internacional. O Recife é co-anfitrião do evento,  considerado a maior feira de turismo das Américas e preparou a cidade, que está com 98% de ocupação da rede hoteleira neste mês de setembro, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE). Nas primeiras horas da feira, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco até a próxima sexta-feira (23), o Recife já recebeu uma ótima notícia para o turismo: a ampliação da malha aérea do Aeroporto Internacional dos Guararapes. 

A Azul Linhas Aéreas vai aumentar a sua oferta de voos e passará a operar rotas diretas, saindo do Recife, para Montevidéu, no Uruguai, e para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. O voo para Montevidéu já entra em vigor a partir do dia 20 de novembro, enquanto os trajetos para os EUA estão previstos para iniciar em fevereiro de 2023. 

O primeiro dia da ABAV contou também com uma coletiva de imprensa comandada pela presidente nacional da ABAV, Magda Nassar, e contou com a participação da secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves, do ministro do Turismo, Carlos Brito, do presidente da Embratur, Silvio Nascimento, do presidente da Braztoa, Roberto Linhares, do presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, e da secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale. O encontro foi na Vila do Saber, espaço educacional da ABAV, dentro do Centro de Convenções. 

“O Recife vem se preparando para este evento há pelo menos 400 dias, desde que captamos o evento para a nossa cidade. Estamos muito felizes porque sabemos que a ABAV nos dá uma visibilidade de extrema importância, especialmente neste momento de retomada. É uma oportunidade a mais de mostrar a nossa cidade in loco para aqueles que trabalham com turismo”, destacou Pâmela. Além de ser vitrine para o evento, com sinalizações de divulgação em pontos estratégicos da cidade, a capital pernambucana conta com um amplo estande para promoção do destino dentro da feira e passeios turísticos que promovem a cidade.

Localizado na entrada principal da feira, o estande "Recife é pra ficar" ressalta a campanha de promoção turística promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Com 162 metros quadrados e ganhando o status de maior estande do município em feiras de turismo, o espaço enaltece a campanha de promoção turística “Recife é pra ficar” e oferece várias atrações interativas, incluindo uma experiência 360º divulgando a cidade de forma divertida. O espaço dedicado ao Recife é "instagramável", com pontos estratégicos para interação com o público. Há ainda área para roda de negócios, que pode ser usada por representantes locais da rede hoteleira e receptivo.

“Este ano, o espaço da ABAV é 1.500 metros quadrados, maior do que o evento que realizamos em 2019, antes da pandemia, e eu tenho certeza que este será também um evento muito maior em todos os sentidos”, destacou a presidente da ABAV, Magda Nassar. A ABAV reúne números extraordinários, como 155 estantes e mais 1500 marcas expositoras, com a participação de 20 estados e 24 municípios, além de 10 destinos internacionais. 

A ABAV segue até sexta-feira (23), com uma programação dentro e fora do pavilhão do Centro de Convenções. Um dos momentos de destaque do evento será o treinamento promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, por meio do Observatório de Turismo do Recife - OTREC (https://observatorioturismo.visit.recife.br/). O encontro, que será na quinta-feira (22), às 16h, na Vila do Saber, apresentará o OTREC para o público e o seu importante papel enquanto motor de acompanhamento do cenário do turismo local.

Na sequência, a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves, participará do painel Resenha com Elas, um bate-papo informal com lideranças femininas no Turismo. Esta roda de conversa será comandada pela presidente nacional da ABAV, Magda Nassar. Pâmela também estará presente no workshop da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), que será na manhã do mesmo dia.

Na quinta-feira também acontecerá o workshop “Recife é pra ficar”, no Teatro do Parque, mostrando as principais características e diferenciais da cidade, apenas para inscritos. O encontro será realizado para 120 agentes de viagens dos principais destinos emissores. “Durante essa capacitação a nossa equipe estará vendendo o que o Recife tem de melhor para aquecer ainda mais a nossa cadeia turística”, destacou Pâmela. 

Os principais players participantes da ABAV também foram convidados para conhecer de perto os atrativos da cidade, por meio dos passeios turísticos promovidos pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. A partir do Olha! Recife, projeto de sensibilização turística que acontece semanalmente, os participantes poderão conhecer locais históricos como o Bairro do Recife, Praça da República, Pátio de São Pedro, Rua da Aurora, Bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista, entre outros. São três formatos de passeios oferecidos nos três dias de feira.

A ABAV Expo Internacional é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), que possui escritórios em todos os estados do Brasil.