Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.09.22 - 08h31

Proteção gratuita contra o HPV: mais de 150 unidades de saúde da Prefeitura do Recife oferecem a vacina que protege contra o vírus

img_alt

Meninos e meninas dos 9 aos 14 anos podem receber o imunizante, preferencialmente antes do início da vida sexual. Vacina contribui para a prevenção do câncer de colo do útero na mulher e do câncer do pênis ou do ânus no caso do homem. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

O HPV (Papilomavírus Humano) é um dos principais causadores do câncer de colo do útero na mulher e do câncer do pênis ou do ânus no caso do homem. Essas doenças podem ser prevenidas de uma maneira muito simples: através da vacina distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que deve ser aplicada em meninos e meninas dos 9 aos 14 anos, preferencialmente antes do início da vida sexual. 

Na capital pernambucana, mais de 150 unidades de saúde da Prefeitura do Recife ofertam a aplicação desta vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O esquema  vacinal para este imunobiológico é feito em duas doses, sendo a segunda aplicada com um intervalo de seis meses. O imunizante oferece proteção contra diversas variações do vírus HPV, incluindo para os tipos 6,11, 16 e 18.

Esta vacina também pode ser aplicada em pessoas com condições clínicas especiais até os 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos), uma vez que estes grupos apresentam baixa imunidade e estão mais suscetíveis a infecções. Para isso, é preciso apresentar uma solicitação médica que comprove a necessidade de receber o imunizante. 

A coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, reforça a importância de vacinar esses grupos, especialmente os meninos e meninas. “O SUS oferece a vacina contra o HPV de forma gratuita e na rede privada cada dose tem um valor muito alto. A eficácia desse imunizante é comprovada e traz resultados na prevenção e redução das doenças provocadas por este vírus. A evidência atual mostra que, com as duas doses da vacina, a proteção é prolongada e, por isso, precisamos elevar a cobertura vacinal - especialmente entre os meninos”, ressalta.

Essa faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde é explicada porque o organismo de crianças e adolescentes, normalmente, responde melhor às vacinas do que os adultos, principalmente antes de entrarem em contato com o vírus. É importante salientar ainda que a vacina contra HPV não trata as infecções causadas pelo vírus. Nos casos em que a doença já foi detectada, é preciso iniciar o tratamento específico para cada caso, buscando sempre orientação médica adequada. Outro fator a ser destacado é que, mesmo que o esquema vacinal esteja completo, o uso do preservativo nas relações sexuais não pode ser negligenciado. 

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS ou CPF. 

DOENÇAS - O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, podendo provocar verrugas nas regiões genitais e do ânus, e câncer, a depender do tipo de vírus. É uma infecção sexualmente transmissível (IST) que, muitas vezes, não provoca sintomas. Em 2021, foram registrados 68 óbitos por câncer de colo do útero no Recife. Até junho deste ano, a cidade já soma 32 mortes causadas pela doença.

ÚTERO É VIDA - Ainda na linha de proteção contra o câncer de colo do útero, a Secretaria de Saúde do Recife iniciou, na semana passada, a implementação do Programa Útero é Vida, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). A ideia é ter uma maneira mais simples e eficaz para detectar o câncer de colo de útero e reduzir a mortalidade por este tipo de doença.

Para isso, o projeto vai realizar um novo tipo de exame que permite identificar de forma mais assertiva o DNA do HPV, (em especial HPV 16 e 18), vírus causador deste tipo de câncer, em mulheres entre 25 e 64 anos. Inicialmente, os testes serão aplicados em 1,5 mil moradoras dos Distritos Sanitários 2 e 7 da capital pernambucana. Posteriormente, o projeto será ampliado para 60 mil mulheres da cidade.

A melhor forma de prevenção do câncer de colo de útero é através da identificação precoce do vírus HPV e, atualmente, isso é feito por meio do exame mais comum, o papanicolau - que coleta uma amostra do órgão. Com o uso do Kit Nacional de Biologia Molecular, a forma de realização será mais simples: utilizando um swab (semelhante ao usado nos testes da covid-19) que é introduzido na vagina para colher secreção sem necessidade de o instrumento tocar o colo do útero.