Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.09.22 - 18h59

Recife Cuida nos Bairros chega à Zona Norte da capital neste fim de semana

img_alt

Mutirão de serviços da Secretaria de Saúde municipal vai acontecer, no sábado (24) e domingo (25), na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, no bairro de mesmo nome. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Os moradores de Cajueiro, do Porto da Madeira, Arruda e Beberibe serão beneficiados, neste fim de semana, com mais uma edição do Recife Cuida nos Bairros. A ação tem como objetivo ampliar o acesso dos recifenses aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede de Saúde do município. Durante o sábado (24), das 8h às 18h, e o domingo, das 8h às 14h, os profissionais da Secretaria de Saúde da capital vão estar na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, no bairro de mesmo nome, ofertando consultas, exames, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros.

 

Neste fim de semana, o Recife Cuida nos Bairros vai contemplar as comunidades de Cajueiro e dos Conjuntos Residenciais Santo Antônio, no Arruda, Engenheiro Henoch Coutinho, no Porto da Madeira, Antônio Luiz Filho, em Beberibe,  e Condomínio João Paulo Segundo, também no Porto da Madeira. O projeto faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. 

 

Serão ofertadas, sem necessidade de agendamento, consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista, enfermeiro e nutricionista. Além disso, serão realizados exames de mamografia, preventivo ginecológico, testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais, além de testes de covid-19. Profissionais da Secretaria da Mulher estarão, nos dois dias, oferecendo orientação sobre violência doméstica. Também será possível receber acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental.

 

Os moradores da região também vão poder atualizar o cartão de vacinação e tomar a vacina contra covid-19, além de fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e  receber orientação nutricional. No evento, também serão entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. 

 

Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) vão realizar auriculoterapia. No local, também será montada uma tenda de cuidados, onde os usuários vão poder participar de palestras, aulas de dança, alongamento corporal, entre outros. Além disso, nos dois dias haverá uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, apresentação de mágico, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.

 

SERVIÇO

 

Recife Cuida nos Bairros

Data: sábado (24) e domingo (25)

Horário: sábado - das 8h às 18h; domingo - das 8h às 14h

Local: Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira: Rua Nicéias Arcoverde Gusmão, s/n, Mangabeira