Secretaria de Meio Ambiente prossegue no combate a Poluição Sonora
Desde o início da operação, a Secretaria de Meio Ambiente realizou mais de 50 apreensões
Por Anne Benevides
Dando continuidade a Operação Sossego, na manhã deste sábado (22), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou, mais uma operação de combate à poluição sonora. A ação, que conta com o apoio da Brigada Ambiental, CTTU, Ministério Público e SDS, aconteceu nas principais ruas do centro da cidade e na orla de Boa Viagem.
Durante toda manhã, os oito técnicos da Prefeitura fiscalizaram estabelecimentos, lojas e bares da capital pernambucana. Na operação, foram aplicadas notificações, autos de infração e caixas de som foram apreendidas. Desde o início da operação, a Secretaria de Meio Ambiente realizou mais de 50 apreensões. “É tanto barulho, que tem dia que não escutamos nada. As músicas se misturam e não sabemos o que estamos ouvindo. O som de alguns bares é muito alto”, afirmou Antônio Carlos, frequentador da praia do Pina.
“Queremos combater os males do barulho. Temos que ter consciência do coletivo, pois quando uma pessoa coloca o som alto, prejudica outras que estão doentes, por exemplo. A lei é clara e a nossa tolerância é zero”, avisou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues. A ação acontece por tempo indeterminado.
Segundo o Código do Meio Ambiente e do Equilíbrio Ecológico do Recife – Lei 16.243/1996, até as 18h são permitidos até 70 db; desse horário em diante são permitidos até 60db. Quem não cumprir a determinação, está sujeito a recolhimento do equipamento de som e pagamento de multa, que varia de R$ 5.000,00 a R$ 50.000,00.