NOTÍCIAS

Cultura | 22.10.12 - 15h18

Prefeitura nomeia 88 novos Guardas Municipais

Os profissionais serão alocados para função de proteção de praças, prédios municipais entre outros equipamentos públicos

Após reforçar o monitoramento do trânsito da cidade com a contratação de 200 novos agentes, o prefeito João da Costa vai ampliar o efetivo da Guarda Municipal para cuidar da preservação do patrimônio público. A decisão foi publicada no Diario Oficial do Município deste sábado (20), com a nomeação de 88 guardas municipais para ficarem responsáveis pela preservação de praças, prédios administrativos, teatros entre outros equipamentos municipais.

Os nomeados participaram de um concurso público realizado no ano passado, que previa, inicialmente, a contratação de 200 profissionais para o monitoramento do trânsito. Após a posse, com a entrega de documentos, os novos profissionais se apresentarão à Guarda Municipal para o processo de incorporação ao quadro do setor de patrimônio. A expectativa é que os guardas comecem a trabalhar na proteção patrimonial a partir de dezembro.

Além da preservação de equipamentos públicos, os 88 guardas poderão ser destacados para rondas escolares. “Há alguns anos precisamos deslocar alguns servidores do patrimônio para atuarem no monitoramento de trânsito, portanto, estamos repondo algumas perdas do setor e reforçando, já que é uma preocupação do prefeito que os novos equipamentos, a exemplo do Parque de Santana, estejam monitorados a partir de sua inauguração”, explica Eduardo Vital, Secretário de Serviços Públicos.

No dia 1º de setembro de 2011, a Prefeitura do Recife divulgou em Diário Oficial nº 102, a abertura do Concurso Público para o preenchimento de 200 vagas no cargo de Agente de Segurança Municipal, Classe I - Guarda Municipal. O processo de seleção foi feito em duas etapas. A primeira delas foi dividida em quatro fases: prova escrita objetiva de caráter eliminatório e classificatório que aconteceu no dia 09 de outubro, exame de saúde no dia 12 de novembro, exame de aptidão física no dia 26 de novembro e exame psicológico nos dia 17 e 18 de dezembro. O resultado final da primeira etapa do concurso foi divulgado no dia 03 de janeiro desse ano. Em maio, o Prefeito João da Costa nomeou os 200 primeiros colocados, como previsto em no edital, dos quais 193 já tomaram posse e foram lotados na CTTU onde estão atuando como agentes de trânsito.

Valorização da categoria – Em Junho de 2010, o prefeito João da Costa, sancionou a Lei nº 17.626/2010, referente às melhorias salariais dos servidores municipais. Os guardas municipais foram contemplados com um aumento de 100% na gratificação de incentivo de Segurança Patrimonial e 34,80% na tabela de risco de vida, além do reajuste de 6,134% no salário base, comum a todos os servidores. Em 2011, o prefeito João da Costa entregou 13 novas viaturas à Guarda para dar apoio nos serviços de Patrulha Patrimonial e Ronda Escolar.