NOTÍCIAS

| 22.10.12 - 19h12

Profissionais de Saúde participam de capacitação sobre prevenção de doenças em mulheres

Outras aulas ainda acontecerão nos próximos dias

Por Junior Aguiar

[caption id="attachment_27477" align="alignleft" width="334"] Outras aulas ainda acontecerão nos próximos dias. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

O auditório Capiba, que fica no 15° andar do prédio da Prefeitura, ficou lotado na tarde desta segunda-feira (22) para o primeiro dia do curso de atualização em Saúde da Mulher para os profissionais da Rede Municipal de Saúde. Cerca de 180 convidados, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários tiveram uma aula sobre consulta ginecológica.

A capacitação tem por objetivo atualizar os profissionais sobre o acolhimento e atendimento ao público feminino que necessita dos serviços do Programa Saúde da Família no ato de prevenção às doenças mais comuns como o câncer de colo de útero e o de mama. De acordo com a gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Benita Spinelli, que abriu a aula expositiva, a atividade contribui na qualificação ainda maior dos profissionais para oferecer de maneira otimizada as práticas de melhoria de vida das mulheres.

Após a saudação de boas vindas foi a vez da assessora técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Ísis Campos, ministrar a aula. Ela falou sobre as formas corretas de acolhimento e condução no atendimento ginecológico.

“O ginecologista é o clínico da mulher. É importante que ele saiba ouvir bem o que a paciente tem a dizer. Para isso são essenciais as práticas corretas de anamnese, exames físicos completos, interpretar bem as hipóteses, bem como a solicitação dos exames complementares”, informou Ísis. Em seguida, a psicóloga do NASF, Ana Paula Melo, palestrou sobre a saúde da mulher lésbica. Segundo ela, o assunto é de extrema necessidade para inibir os preconceitos.

“É importante que o profissional tenha um posicionamento relativamente diferente a esse público feminino, porque existem demandas específicas que distinguem a mulher hétero para as que são bissexuais, por exemplo. Por isso destacamos a questão da escuta. Trabalhar com esse diferencial evita com que as lésbicas ou as de outras orientações sexuais não se sintam excluídas. Assim diminui também o preconceito e o cuidar da saúde desse público específico se torna algo mais acessível”, comentou Ana Paula.

No final da capacitação de atualização sobre a saúde da mulher, os profissionais que vieram dos seis Distritos Sanitários do Recife se mostraram bastante satisfeitos com o aprendizado atual. É o caso da clínica geral da USF Santo Amaro I, Cecíly Freitas. Apesar de ser médica há mais de 20 anos, ela comentou o quanto foi importante participar do curso. “Essa foi uma oportunidade muito boa que a Prefeitura nos ofereceu com esse curso. Ficamos por dentro das questões que mudaram dos últimos anos pra cá. Assim podemos trabalhar da melhor forma e manter a qualidade de vida das nossas pacientes com prevenções e outras prestações de serviços”, comentou Cecily.

A capacitação para os profissionais de Saúde do Recife ainda será oferecida na próxima quinta (25) em dois horários, e sexta-feira (26) pela manhã, no próprio auditório Capiba. As outras aulas serão sobre o acolhimento às mulheres em situação de violência sexual ou doméstica, exames clínicos da mama e prevenção ao câncer de colo do útero.