NOTÍCIAS

Cultura | 22.10.13 - 11h34

Secretaria da Mulher reúne-se com a Associação de Mães do Coque

[caption id="attachment_39794" align="alignleft" width="680"]Coque Mulheres Roda de diálogo discutiu atividades da Associação. (foto: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]

A Secretaria da Mulher do Recife reuniu-se com a Associação de Mães, Pais e Adolescentes do Coque (AMPAC), na tarde da última sexta-feira (18). O objetivo do encontro foi verificar as atividades que são realizadas na Associação, como feirinhas de artesanato, bazar e expor as ações que a Secretaria vem desenvolvendo para as mulheres.

“Estamos aqui para ouvir a comunidade, saber quais são as necessidades  e estabelecer vínculos e diálogos com essas mulheres. Nosso objetivo é contribuir com ações de formação  em  cidadania  para o empoderamento e autonomia econômica delas,  seja oferecendo cursos  de capacitação para  o mundo do trabalho e geração de renda,  prestação de serviços e campanhas permanentes  voltados para o enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres” , frisou a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro.  

A coordenadora da Associação, Euridice Andrade, ajuda as mulheres da comunidade a produzirem artesanatos e a comercializarem seus trabalhos, além de articular cursos, passeios, aulas de reforço para crianças, adultos e idosos do Coque. “Nós agregamos aqui muitas coisas, o último foi a Pastoral da Criança que capacitou as mulheres, nos ensinou a pesar os bebês da comunidade. Faço reuniões duas vezes por mês, aqui, para discutirmos nossos próximos passos, o que queremos construir. Fizemos até um calendário de atividades”, disse.

AMPAC -  A Associação surgiu através da iniciativa de Euridice, que utilizou as casas da mãe para montar uma Associação que ajudasse os moradores do Coque. Sua primeira ação foi o programa do governo federal Brasil Alfabetizado, que conseguiu reunir as pessoas que queriam voltar à estudar, no turno da noite. Com o tempo, foram formadas duas turmas e Euridice conseguiu doações de birôs, mesas e quadro. De lá para cá, a AMPAC já realizou cursos, reforços e, por último, uma feirinha de artesanato com o material produzido pelas artesãs do Coque  e que teve o apoio da Secretaria da Mulher do Recife.