Alunos da Rede Municipal se destacam na Olimpíada de Língua Portuguesa
Uma estudante conquistou 1º lugar na categoria Crônica e outro conseguiu a 3ª colocação na categoria Poema durante a etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa
Dois estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife se destacaram na etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro. Maria Luiza Pinheiro da Silva, 14 anos, conquistou o primeiro lugar na categoria Crônica, enquanto Pedro Cauã dos Santos, 11 anos, conseguiu a terceira colocação na categoria Poema. Na capital pernambucana, concorreram crônicas de 35 estudantes e poemas de 18, sendo quatro crônicas e 11 poemas de alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal.
Estudante do 9º ano da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, na Várzea, Maria Luiza participou da competição pela segunda vez. "Escrevi sobre o bairro em que moro porque a Várzea me inspira bastante. Foi muito bom participar da OLP e estou muito feliz com o primeiro lugar. Meus pais estão super orgulhosos com meu desempenho", contou a adolescente, que foi orientada pela professora Maria Solange Lira.
Já Pedro Cauã, da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no Pina, participou da OLP pela primeira vez e considerou um desafio escrever um poema. O texto foi feito durante uma atividade passada pela professora Shirley da Costa Sírio. "Foi a primeira vez que fiz um poema. De início achei difícil, mas agora estou muito feliz com o resultado que consegui com a ajuda da tia Shirley. Minha mãe ficou super orgulhosa quando soube que consegui o terceiro lugar no Recife".
A professora Shirley comemorou o resultado de Pedro e o empenho de toda a turma. "Na sala de aula, nós fizemos pesquisa com livros produzidos na comunidade e, depois de os alunos escreverem diversos textos, escolhemos o de Pedro para concorrer. A turma obteve um ganho impressionante com a socialização e o incentivo mútuo nas produções textuais. Para mim, como profissional, também foi maravilhoso ver todos os alunos colaborando".
Realizada a cada dois anos, a OLP 2014 teve o tema O lugar onde vivo, propondo atividades de produção de textos com um olhar diferenciado para o lugar onde moram os alunos. O concurso de produção de textos premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o País. Os alunos competiram nas categorias Poema (alunos dos 5º e 6º anos), Memória literária (7º e 8º anos), Crônica (9º ano) e Artigo de opinião (Ensino Médio). Além de desenvolver ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, a OLP auxilia na integração das atividades propostas com a programação curricular de língua portuguesa. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).