NOTÍCIAS

| 22.10.14 - 13h18

Mulheres de Santo Amaro participam de atividades do Outubro Rosa na USF Santa Terezinha

Mais de 40 moradoras de Santo Amaro participaram, na manhã desta quarta-feira (22), da programação do Outubro Rosa, da Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha Santa Terezinha. Das 8h às 13h, homens, mulheres e gestantes assistiram a palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), alimentação saudável e prevenção de doenças, e realizaram exames preventivos.

A dona de casa Rosana Almeida, 37 anos, assistiu ao debate sobre métodos de prevenção de doenças. Para ela, que está com seis meses de gestação, as palestras são uma maneira de educar as mulheres, principalmente as adolescentes. “Quanto mais informação a gente tiver, melhor para a nossa saúde e a saúde da nossa família”, afirmou Rosana.

Segundo a coordenadora de área do Distrito Sanitário I, Ana Maria Peixoto, os exames preventivos e pré-natais são fundamentais para a saúde da mãe e do bebê. As gestantes realizaram ainda testes rápidos de HIV e Sífilis, e receberam preservativos femininos e masculinos. Houve ainda uma apresentação do Programa Mãe Coruja Recife, que acompanha as gestantes e o bebê durante toda a gravidez, e a criança até cinco anos de idade.

No último sábado (18), na mesma unidade, foram realizados 30 mamografias e 30 exames de citologia em mulheres que trabalham durante a semana e não tinham tempo para fazer os exames.