NOTÍCIAS

Cultura | 22.10.14 - 17h44

Profissionais de saúde e assistência poderão participar de curso gratuito com foco na prevenção, intervenção e encaminhamento de usuários de drogas

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) abriu as inscrições para mais 15 mil vagas no curso SUPERA - "Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento", que está em sua 7ª edição.

O curso, totalmente gratuito, visa capacitar profissionais das áreas da saúde e assistência social para identificação e abordagem dos usuários de álcool, crack e/ou outras drogas, com a apresentação de diferentes modelos de prevenção, intervenção e encaminhamento. A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120 horas e tem a duração de três meses. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os alunos receberão o material didático no endereço residencial e terão acesso as novas tecnologias de EaD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), portal específico do curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações.

O curso é parte integrante do eixo "prevenção" do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de novembro, através do site www.supera.senad.gov.br.