NOTÍCIAS

Lazer | 22.10.15 - 12h43

Lendas urbanas, civilização do açúcar, heróis da nossa história e o bairro do Poço da Panela no Olha! Recife deste fim de semana

img_alt

Os passeios acontecem sábado e domingo, uma programação gratuita realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

O Olha! Recife deste fim de semana conta com uma programação que é de aterrorizar. Está de volta o Mal Assombrado, que será realizado num passeio pelo Rio Capibaribe. Mistérios, lendas e assombrações que margeiam a área fluvial mais conhecida da cidade serão contados de forma diferenciada, com atores e vão garantir um sábado bem diferente aos participantes. 

Com saída marcada para as 18h deste sábado (24), do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas, o Olha! Recife no Rio Mal Assombrado vai desbravar locais que serviram como inspiração para as histórias assombradas da cidade. Entre elas, a dos afogados e suicidas do Capibaribe, pessoas que teriam tentado atravessar o rio a nado para fugir da escravidão; Encanta Moça, história de uma jovem que teria sido perseguida por demônios no bairro do Pina. 

A embarcação segue pelo bairro de Santo Antônio, onde os participantes poderão conhecer melhor a história de Antônia Maria, acusada de bruxaria pela Inquisição. O roteiro passa ainda pelo MAMAM, Cais da Aurora e, claro, a famosa Cruz do Patrão, mais antigo monumento do Recife, que além de servir de balizamento para os navios que chegavam ao porto era local de fuzilamento de militares e descarte de corpos de escravos que chegavam mortos nos navios negreiros. 

Ainda no sábado, as pessoas têm a opção de participar do passeio de ônibus, que fará o Circuito do Açúcar. A saída do transporte será às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Pernambuco foi o centro da chamada Civilização do Açúcar e muitos locais da Região Metropolitana do Recife carregam os vestígios desse período até hoje. O roteiro levará os inscritos para o Engenho Massangana, no Cabo, onde viveu o abolicionista Joaquim Nabuco. Os inscritos poderão observar a formatação original de um engenho (com casa grande, senzala, capela). No percurso ainda estão o Cais da Alfândega, Bairro do Recife e os palacetes da Rua Benfica, representação máxima da aristocracia açucareira na cidade. 

No domingo (25), quem prefere um passeio sob duas rodas pode participar do tour de bike que homenageará Henrique Dias, um dos heróis na luta contra os holandeses. O circuito vai percorrer os bairros da Boa Vista e Coelhos, na antiga Estância de Henrique Dias e ponto de partida dos holandeses para a conquista do continente.

Saindo da Praça do Arsenal, às 9h, a pedalada segue para a antiga Praça Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista, hoje chamada de Praça Maciel Pinheiro. Passa pela Rua da Conceição, onde estão as igrejas de Santa Cecília e a igreja do Rosário da Boa Vista, seguindo pela Avenida Manoel Borba e passando pelo Hotel Central. Neste roteiro será possível observar o processo de formação urbana da Boa Vista através de seus imóveis históricos e monumentos.

O passeio a pé, que também acontece na manhã do domingo, terá saída da Praça de Casa Forte. Os participantes seguirão caminhando até o bairro do Poço da Panela e poderão observar construções imponentes e elegantes que marcaram o século XVII e resistem até hoje na cidade.

O Olha! Recife é o projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer e é gratuito. São oferecidos tours pela cidade com acompanhamento de guias de turismo. Para participar, é necessário se inscrever nesta sexta-feira (23), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

 

Serviço

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Circuito do Açúcar

Quando: Sábado (24), às 14h

Saída: do Arsenal

 

Olha! Recife no Rio

Tema: Recife Mal Assombrado

Quando: Sábado (24), às 18h

Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Circuito Henrique Dias

Quando: Domingo (25), às 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Poço da Panela

Quando: Domingo (25), às 9h

Saída: Praça de Casa Forte