Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.10.21 - 20h27

Prefeitura do Recife realiza ação de vacinação antirrábica animal em 16 pontos da cidade neste fim de semana

img_alt

Neste sábado (23) e domingo (24), tutores de cães e gatos podem levar os bichos para serem imunizados gratuitamente das 8h às 13h. (Foto: Daniel tavares/PCR)

 

 Durante o fim de semana, também será realizado mutirão de prevenção das arboviroses no Alto Santa Terezinha

Os tutores de cães e gatos terão a oportunidade de vacinar gratuitamente seus animais de estimação contra a raiva em 16 pontos disponibilizados pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município, neste sábado (23) e domingo (24), das 8h às 13h. Nestes dias, a expectativa é que sejam imunizados cerca de 10 mil animais. Os locais de vacinação estarão espalhados pelos oitos Distritos Sanitários da cidade e a lista completa está disponível neste link.

Durante esta ação, estarão envolvidos 80 profissionais da Vigilância Ambiental do Recife. Desde o dia 9 de outubro, a Sesau vem intensificando a vacinação antirrábica com pontos volantes nos fins de semana para que os tutores possam imunizar os animais em horários alternativos e locais descentralizados.

Quem tiver carteira de vacinação do animal deve levar e, quem não possui, receberá o documento na hora, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada na imunização.

Para aqueles que não conseguirem levar os animais para se vacinar neste fim de semana, a Sesau disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos; no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro; e nas sedes dos oito Distritos Sanitários, cuja lista com os endereço está disponível neste link. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.

RAIVA – A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

A vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.

MUTIRÃO DE ARBOVIROSES – Neste fim de semana, a Prefeitura do Recife também realizará o mutirão de prevenção das arboviroses no bairro do Alto Santa Terezinha, Zona Norte da capital pernambucana. No sábado (23) e domingo (24), das 8h às 13h, 34 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) farão a inspeção de mil imóveis e pontos estratégicos na localidade.

Em cada dia, os asaces visitarão 500 imóveis. Os profissionais também inspecionarão 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito Aedes aegypti dentro da comunidade. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

Na ocasião, os profissionais da Vigilância Ambiental contarão com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que acompanharão os agentes de combate às endemias para fazer abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças.

Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

As áreas escolhidas para as ações do mutirão apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.