NOTÍCIAS

| 22.11.12 - 12h39

Festival Recife do Teatro Nacional teve início com noite de homenagens e emoção

[caption id="attachment_28525" align="alignleft" width="334"] Peça conta a vida e trajetória artística de Luiz Gonzaga. Foto: Divulgação[/caption]

Evento comemora 15 anos de existência com programação diversificada e descentralizada até o dia 2 de dezembro

Casa cheia e um público ansioso por vivenciar mais um Festival Recife do Teatro Nacional. Esse foi o cenário na noite desta quarta-feira (21), no Teatro de Santa Isabel, onde aconteceu a abertura da 15ª edição do evento. A temporada de espetáculos foi aberta com a apresentação da peça Gonzagão – a lenda (RJ).

Na platéia lotada, estavam a secretária de Cultura do Recife, Simone Figueiredo; o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro; a curadora do 15º Festival Recife do Teatro Nacional, Lúcia Machado; o representante da Fundação Nacional de Artes/Funarte, Naldinho Freire; o idealizador do Festival, o dramaturgo, diretor e ator Romildo Moreira; e as irmãs do homenageado Marcus Siqueira, Maria Júlia Nogueira e Germana Siqueira.

Pra nós é muito especial realizar a edição comemorativa de 15 anos deste festival tão querido pela cidade. Sabemos do esforço que se faz para que ele aconteça hoje em dia, imaginem como foi na primeira edição. Por isso queremos agradecer a toda a equipe e parceiros que nos acompanham na realização dessa festa do teatro”, afirmou o presidente da FCCR, André Brasileiro.

A secretária de Cultura, Simone Figueiredo, também fez um discurso emocionado. “Como atriz e ex-diretora desse teatro, não posso deixar de dizer que estou emocionadissíma por fazer parte dessa celebração. O teatro é um sonho feito de carne, osso, papel e tinta. A Prefeitura da Cidade do Recife quer que esse sonho se transforme em trabalho, festa e pão”, finalizou Simone.

Ainda na cerimônia, o idealizador do FRTN, Romildo Moreira, e as irmãs do homenageado Marcus Siqueira, Maria Júlia e Germana Siqueira, receberam placas comemorativas e os aplausos do público.

O espetáculo – Com texto e direção do pernambucano, João Falcão, a peça coloca em cena nove atores para contar a vida e trajetória artística de Luiz Gonzaga, configurando uma grande homenagem ao centenário do Rei do Baião. Com passagens, que mostram desde a infância do artista, intercaladas pelas músicas mais marcantes de sua carreira, o elenco reveza a interpretação do papel principal. Mesmo com toques de humor, que provocaram facilmente o riso da platéia, a montagem conseguiu também fazer todos cantarem e se emocionarem.

Eu estou impressionada e ainda chorando. Essa peça é surpreendente, está à altura das homenagens que nosso querido Luiz Gonzaga merece por tudo que ele nos deixou”, comentou a técnica de laboratório, Odaíza Tavares.

O Festival - A programação do FRTN segue até 2 de dezembro e inclui 18 espetáculos, lançamentos de livros, seminário, oficina-residência, leituras dramatizadas e workshops. Os ingressos têm preços populares, R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) . A programação completa estará disponível no site www.15frtn.com.