Prefeitura promove Cine debate de combate à homofobia nas escolas municipais
Dando continuidade a programação da II Jornada de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife (SDHSC), promoverá momentos de sensibilização nas escolas da rede municipal. O primeiro momento acontece nesta quinta-feira (22), às 14h, na Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, do qual participarão alunos do 3º e 4º ciclo do turno da tarde.
“O objetivo dessa atividade é provocar a sociedade no debate da garantia dos direitos humanos LGBT. Esses direitos estão sendo violados e se fazem necessárias intervenções dentro dos espaços políticos governamentais para incluir essa pauta e reivindicar a visibilidade deste segmento”, disse a titular da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), Rivânia Rodrigues.
Para a gerente, essa é uma forma de fazer valer o Artigo II da declaração dos Direitos Humanos. “De acordo com a Lei, toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos na Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”, explicou Rodrigues.
O Cine Debate contará com a exibição de dois curtas o “Garotas da Moda”, da cineasta Tuca Siqueira, que conta a vida de cinco travestis do município de Goiana - PE e o “Por outros Olhos”, fruto de uma parceria do Grupo Arco-Íris e a UFRJ, cuja história acontece em um mundo onde todos são homossexuais, e um menino e uma menina se apaixonam. Nessa realidade trocada, estes dois héteros têm de enfrentar os preconceitos e discriminações que LGBTs enfrentam no considerado mundo real.
Foram selecionadas para receberem a sensibilização, escolas que já registraram casos de homofobia e violência sexual, ou nas proximidades dos prédios. A Escola Municipal São Cristóvão Guabiraba, no Brejo da Guabiraba, receberá a ação na terça-feira (27) e a Escola Sociólogo Gilberto Freire, no bairro de Dois Irmãos, na quinta-feira (29).