NOTÍCIAS

Cultura | 22.11.13 - 17h20

Instalação dos Fóruns Microrregionais atrai cada vez mais pessoas

[caption id="attachment_40952" align="alignleft" width="680"] Base do modelo de gestão participativa da Prefeitura do Recife está sendo instalado em todas as Microrregiões. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Escola Estadual Amaury Medeiros recebeu, na noite desta quinta-feira (21), a instalação do Fórum Microrregional do Recife Participa. Desta vez, os moradores da Microrregião 5.1 ( Afogados, Bongi, Mangueira, Mustardinha e San Martin) puderam eleger os coordenadores do Fórum e os Conselheiros que vão representar estes bairros no Conselho Regional que será instalado em 2014.

A plenária, presidida pelo Secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, teve 933 inscritos que encheram a quadra da escola. A instalação dos Fóruns começou no dia 11 de novembro. Até agora, já ocorreram sete das 18 instalações, que acontecem até o próximo dia 6 de dezembro.

Nesta primeira etapa de plenária dos Fóruns, os participantes elegem cinco coordenadores e sete conselheiros. A apuração dos votos é acompanhada em dois telões e o resultado é divulgado pouco depois do fim da votação. Edson Farias foi um dos coordenadores eleitos em Afogados e mostrou satisfação com a participação efetiva da população neste modelo de governo. “Vamos poder ter voz mais ativa junto à Prefeitura. Estou muito feliz de poder representar não só a minha comunidade, mas todos da Microrregião que se sentirão satisfeitos por ter alguém que entende as necessidades reais ajudando a prefeitura a escolher prioridades”, declarou Edson.

Para Maria dos Anjos, aposentada de 53 anos, moradora do bairro de Afogados, este modelo de participação social garante à população um acompanhamento mais de perto das ações que estão sendo feitas para a sua região. “Com nossos representantes perto da prefeitura nós vamos poder ficar sabendo melhor o que está ou não sendo feito. É o governo trabalhando junto com o povo. Este espaço é mais do que merecido, pois somos nós que sabemos do que precisamos", falou Maria.

Nesta sexta-feira (22), a Plenária acontece em Casa Amarela onde os moradores da Microrregião 3.2 (Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição e Vasco da Gama) escolherão seus representantes.

Recife Participa - Com o objetivo de atrair o maior número de pessoas para o processo de gestão colaborativa, o Recife Participa quer garantir a efetividade das manifestações e solicitações apresentadas pela sociedade e manter o diálogo permanente com todas as representações do município. Quando instalados, os Fóruns Microrregionais terão que implantar em cada bairro, num prazo de 90 dias, um comitê onde serão discutidas as necessidades locais, permitindo a adequação de ações às demandas da população.