NOTÍCIAS

Infraestrutura | 22.11.15 - 18h35

Bênção solene marca a entrega da imagem restaurada de Nossa Senhora da Conceição

img_alt

Após a missa realizada pela Paróquia para agradecer a realização da obra, o prefeito Geraldo Julio descerrou a placa da reforma e acompanhou a retirada do pano que cobria a santa. (Foto: Marcos Pastich/ PCR)


Uma bênção solene marcou a entrega da imagem restaurada de Nossa Senhora da Conceição à população, na manhã deste domingo (22). Após a missa realizada pela Paróquia para agradecer a realização da obra, o prefeito Geraldo Julio descerrou a placa da reforma e acompanhou a retirada do pano que cobria a santa, ao lado do padre José Roberto França e dos empresários que doaram os recursos para a execução do trabalho: o provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa, e o presidente do Armazém Coral, Domingos Moreira. Também participaram da entrega a primeira dama do Recife, Cristina Mello; o governador Paulo Câmara e a primeira dama do Estado, Ana Luiza Câmara; e a esposa do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos.

"É um dia de muita emoção. Eu me lembro quando o antigo padre aqui da Paróquia, padre Josivan, procurou o ex-governador Eduardo Campos para fazer a construção dessa nova igreja e juntando pessoas da sociedade isso foi possível. E a mesma coisa aconteceu aqui agora. Padre José Roberto nos procurou para que a gente pudesse fazer o restauro da santa, que já aguardava há 15 anos e estava realmente precisando. Nós conseguimos Seu Domingos e Seu Alberto Ferreira da Costa, que patrocinaram essa obra, e a Prefeitura do Recife, por meio da Emlurb, executou a obra. Uma obra de restauro feito com muita qualidade, com profissionais qualificados, um restauro que vai durar por muitos e muitos aos. Esse ano os romeiros que vêm aqui no morro vão poder ver a imagem completamente restaurada. Vão trazer sua devoção, sua fé, suas homenagens e com certeza vão ficar muito felizes ao ver o quanto ela está tão bonita", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

" Esse ano os romeiros que vêm aqui no morro vão poder ver a imagem completamente restaurada. Vão trazer sua devoção, sua fé, suas homenagens e com certeza vão ficar muito felizes ao ver o quanto ela está tão bonita",

Para o padre da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, José Roberto França, a cidade do Recife ganhou um presente com a entrega da imagem restaurada. "Representa um presente de Deus, depois de alguns meses de espera e anos também. Estamos muito felizes com essa parceria com o Armazém Coral e o Hospital Português, que patrocinaram, e o governo municipal, que colaborou tanto. A Festa do Morro está começando e estamos dando de presente a santa restaurada, a imagem da Imaculada Conceição, que é patrimônio da cidade, do estado e do Brasil, para a sua festa que começa no dia 29 de novembro e vai até o dia 8 de dezembro. Convidamos a todos para participarem da nossa festa". Durante a missa, o padre explicou que a imagem foi confeccionada em 1904 e veio da França em comemoração ao Cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição no Brasil.

O resultado do trabalho foi aprovado pelos fiéis que acompanharam a entrega. Entre eles, Ângela Maria, que mora bem perto da igreja e ficou acompanhando o processo de restauro. "Dava uma tristeza de ver a imagem da santa do jeito que estava. Agora não, ela está linda, maravilhosa. Temos que agradecer a Deus primeiramente e a todas as pessoas que patrocinaram essa maravilha que deixou todos os devotos muito felizes. A Festa do Morro nesse ano vai ser mais especial", comemorou.

A emoção de ver a imagem entregue à população também foi grande para a arquiteta restauradora responsável pela obra, Karla Grimaldi. "Foi uma grande honra fazer o restauro da santa, pois sou fiel de Nossa Senhora da Conceição. Não usei só a técnica nesse trabalho, mas também muito amor para que ela ficasse o mais bonita possível", disse. De acordo com ela, o ouro da barra do manto e da coroa foi totalmente restaurado, sendo reaplicado com folhas de ouro e toda a base de pedra também foi recuperada, pois estava muito quebrada com próteses em cimento que ficavam aparentes. Devido à ausência de registros das cores originais, já que todo o registro histórico de pinturas havia sido retirado durante um restauro sofrido em 2001, foi respeitada a atual pintura como única referência, sendo as cores reavivadas.

RESTAURO - A imagem de Nossa Senhora da Conceição está pronta para a Festa do Morro, após um cuidadoso trabalho de restauro executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Limpeza e Urbanização do Recife (Emlurb), com investimento de R$ 390 mil fruto de doação do Real Hospital Português e do Armazém Coral. Os velários também foram reconstruídos e ampliados para garantir maior segurança aos fiéis que depositam suas velas.