Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 22.11.17 - 20h28

PCR reúne profissionais de diversas secretarias para debater racismo religioso

img_alt

A discussão fez parte da 5ª Jornada de Direitos Humanos do Recife e teve como objetivo fortalecer o Plano de Combate ao Racismo Institucional. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, realizou, nesta quarta-feira (22), uma formação sobre intolerância religiosa e racismo religioso para profissionais de diversas secretarias municipais. O encontro, que aconteceu no Paço do Frevo, fez parte da programação da 5ª Jornada de Direitos Humanos, que teve início na última segunda-feira (20) e vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

De acordo com a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho, a formação é um dos mecanismos usados pela política pública de promoção da igualdade racial para fortalecer o Plano de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), lançado pela Prefeitura do Recife em 2014 com o objetivo de fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos serviços públicos, sem distinção de etnia ou cor. "Trazer essa reflexão para o conjunto da política pública é fundamental para que, de fato, o estado possa fazer o seu trabalho e atender a todas as pessoas indistintamente. Queremos assegurar, cada vez mais, a defesa do estado laico, garantindo a liberdade das pessoas de professarem suas religiões e não serem impedidas ou diminuídas na sua relação com o serviço público", destacou a gestora.

A professora Rebeca Oliveira, uma das facilitadoras do diálogo desta quarta, falou das dificuldades enfrentadas no combate ao racismo. "Existe uma dificuldade de se entender o racismo como um problema nosso. O mais comum é tratarmos como um problema do outro, quando todos nós o vivenciamos todos os dias. O processo de banalização permite que tenhamos dados extremos, como o genocídio da juventude negra, por exemplo, sem gerar uma reação social", pontuou a docente. 

O defensor público Henrique da Fonte, do Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da instituição, foi um dos debatedores e destacou que o racismo é uma ideologia que estrutura a nossa sociedade e oprime grande parte da população. "O racismo se materializa nas relações entre pessoas, de formas sutis, em diversos momentos. É algo estrutural na nossa sociedade, que precisa ser combatido", defendeu Henrique.

DIREITOS HUMANOS – Iniciada na última segunda-feira (20), a 5ª Jornada de Direitos Humanos (JDH) continua na tarde desta quinta-feira (23), das 14h às 16h, com uma oficina de direitos humanos para as mulheres que vivem na Casa de Acolhida O Recomeço, da Prefeitura do Recife, localizada em Campo Grande. Mais de 50 ações, em todas as regiões da cidade, estão programadas para acontecer até o dia 10 de dezembro. Palestras, rodas de diálogo, oficinas, espetáculos, emissão de documentos, cine-debates e mutirão de empregabilidade para pessoas com deficiência fazem parte da programação organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com diversas outras pastas da Prefeitura do Recife.

O tema da quinta edição da jornada é “Passos à frente rumo à cidadania”. Além das discussões sobre igualdade racial, os debates abordarão as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, entre outros. A programação do evento está disponível no site da Prefeitura do Recife.