Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 22.11.18 - 20h15

Prefeitura do Recife realiza feira de serviços no Alto do Mandu nesta sexta (23)

Atendimentos de saúde, orientação jurídica, cortes de cabelo, inscrição na Agência de Emprego, apresentações e oficinas culturais vão acontecer das 9h às 16h no Cras do Alto do Mandu

 

A Prefeitura do Recife realiza, nesta sexta-feira (23), uma feira de serviços no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Alto do Mandu, na zona norte do Recife. Atendimentos de saúde, orientação jurídica, cortes de cabelo, inscrição na Agência de Emprego, apresentações e oficinas culturais vão acontecer das 9h às 16h.

A ação faz parte da 6ª Jornada de Direitos Humanos do Recife (JDH) e é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), através das equipes técnicas do Cras do Alto do Mandu e do Cras Dois Irmãos. Haverá atendimentos de saúde bucal, teste rápido de HIV, aferição de pressão arterial e teste de glicemia; inscrição na base de dados da Agência de Emprego e agendamento para retirada da carteira de trabalho;encaminhamento das pessoas com deficiência para retirada do VEM Livre Acesso; orientações jurídicas do Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela. 

A população de baixa renda ainda poderá receber orientações, fazer inscrição e atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Também será possível emitir segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Haverá ainda oficinas de grafitagem, apresentações culturais de hip hop, brinquedoteca e contação de histórias para as crianças. Com apoio do Grupo Semear, haverá também corte de cabelo e escovação.

DOCUMENTOS – Para se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, é necessário levar documentos de todas as pessoas da casa: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e, no caso das crianças, registro de nascimento, carteira de vacinação (para os menores de 4 anos) e comprovante de matrícula escolar. Já quem quiser dar entrada no VEM Livre Acesso precisa levar original e xérox do RG, CPF, comprovante de residência no nome do solicitante e foto 3x4 (em fundo branco). Para retirar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, o interessado deve levar, se possível, uma xérox do documento ou pelo menos saber o cartório em que a certidão foi emitida.

JORNADA - Com mais de 100 ações em cerca de 30 bairros da cidade até o dia 10 de dezembro, a 6ª Jornada de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife começou nessa terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, e vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nesta data, há 70 anos, foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todas as atividades da jornada têm como eixo orientador um dos 30 artigos da Declaração Universal, com o objetivo de aproximar o debate global das questões locais.

Palestras, cursos, oficinas, exposições, emissão de documentos, orientação jurídica e cine-debates fazem parte da programação, que está disponível no site da PCR e é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) há seis anos, em parceria com diversas outras pastas da Prefeitura do Recife e outras instituições, como o escritório da ONU no Brasil, o Movimento Negro Unificado (MNU) e a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro). A igualdade racial é o foco dos primeiros dos 20 dias de debates porque a programação tradicionalmente começa em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Além das discussões sobre igualdade racial, os debates da Jornada de Direitos Humanos do Recife abordam as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, entre outros. A estimativa da SDSJPDDH é de que a jornada atinja um público de 20 mil pessoas.

O objetivo dos 20 dias de programação é comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promover a cidadania e a defesa dos direitos humanos; conscientizar a população, discutir e tentar efetivar os direitos à cidadania, à educação, saúde, lazer, cultura, esporte e meio ambiente saudável; valorizar a diversidade e a igualdade de oportunidades, além de realizar intervenções em espaços públicos para combater as diversas formas de preconceito e discriminação. A programação completa da jornada está disponível no nosso portal.

EXPOSIÇÃO - Uma exposição itinerante da PCR em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos está circulando pelas mais diversas áreas da cidade, até o próximo dia 10. São oito totens com todo o texto do documento, com destaque para alguns artigos. Vão ser distribuídos também livretos de bolso da declaração.

Dois técnicos sempre estarão acompanhando a exposição para explicar o contexto do surgimento da declaração, a sua importância, como a declaração inspirou a Constituição Federal de 1988 e o quanto foi o ponto chave para a reconstrução do mundo no período pós 2ª Guerra Mundial. "Queremos que as pessoas que passem pelas ruas do Recife tenham contato com o conteúdo da declaração, que fala do direito à vida, à liberdade, à igualdade, contra a tortura, contra toda forma de discriminação. O objetivo é fazer com que isso toque as pessoas e contribua para desconstruir a ideia estereotipada que se tem dos direitos humanos", explicou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

Entre os locais de grande circulação de pessoas pelos quais a exposição irá passar estão o Pátio de São Pedro, a Avenida Boa Viagem, o Aeroporto Internacional do Recife, Rua do Lazer, Avenida Rio Branco, Rua Nova, Praça da Várzea, Terminal Integrado de Passageiros (TIP) no Curado, Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Mercado Público de Afogados, Brasília Teimosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Parque da Jaqueira, Parque 13 de Maio etc.