Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 22.11.23 - 14h19

Prefeitura do Recife promove evento de luta contra o feminicídio e lança projeto internacional Banco Vermelho

img_alt

Capital pernambucana é a primeira cidade do país a abraçar o projeto. Campanha Minha cidade é meu lugar de fala terá 21 dias de ações pelo fim da violência contra a mulher. (Foto: Divulgação)

A cada hora, 26 mulheres são vítimas de violência no Brasil. Em 2022 foram registrados 1.437 casos de feminicídio no país. Os dados alarmantes trazidos pelo Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, reforçam a necessidade contínua de ações integradas entre entidades civis, públicas e sociedade no enfrentamento a essa chaga social. Desta forma, buscando fortalecer suas políticas públicas em defesa da mulher, a Prefeitura do Recife por meio da Secretaria da Mulher lança a campanha “Minha cidade é meu lugar de fala: 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher". 

Para a campanha, a Secretaria da Mulher, em parceria com o Recentro e a Emlurb, se junta ao Movimento Banco Vermelho em uma campanha que busca conscientizar a população do Recife através de bancos vermelhos instalados em praças públicas e shoppings da cidade. Cada banco trará uma mensagem diferente de reflexão sobre o tema, incentivando as pessoas a sentar, refletir e, em seguida, levantar e agir. O lançamento oficial da ação acontece neste sábado, 25, a partir das 15h, no Marco Zero do Recife com a inauguração de um banco gigante e participação especial de Nena Queiroga. 

A secretária da Mulher Glauce Medeiros reafirmou o compromisso da gestão com a causa. “Nestes 21 dias de ativismo pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres, por compreender que esta é uma luta de toda a sociedade, acreditamos na força da união de todas e todos para a construção de uma cidade mais segura. Por isso, unimos forças com outras instituições parceiras. Com a campanha 'Minha cidade é meu lugar de fala' e o Movimento Banco Vermelho vamos transformar os espaços públicos em locais de reflexão para enfrentar a violência contra a mulher”, disse a secretária.

Os bancos vão ser espalhados pela cidade em locais como Praça Tiradentes, Rua da Moeda, Rua da Aurora, Morro da Conceição, comunidade Entra a Pulso, UR1, Parque 13 de Maio, Praça Chora Menino, Praça Jardim São Paulo, Sítio Trindade, Praça Oswaldo Cruz e Parque do Caiara. Cada banco terá um QR code que levará ao instagram do Movimento @bancovermelho, contendo informações sobre o projeto, canais de ajuda para vítimas e canais de denúncia, além de listar os apoiadores dessa causa.

O Movimento Banco Vermelho faz parte de um projeto internacional de enfrentamento ao feminicídio que teve início na Itália em 2016 e se expandiu globalmente, com bancos instalados em diversos países, incluindo Espanha, Áustria, Austrália e Argentina. Agora, chegou ao Brasil, com Recife sendo a primeira cidade do país a abraçar essa iniciativa.

“Transformar o luto em luta foi o que nos motivou a trazer esse movimento para o Brasil. Eu perdi minha melhor amiga vítima de feminicídio em 2018 e  Paula Limongi (também articuladora do Movimento Banco Vermelho) conviveu com os filhos de Maristela Just e, ano passado, perdeu a colega de escola, Renata Alves, também vítima de feminicídio, em 2022. A sociedade não pode mais esperar. Essa é uma luta de todos nós. E pretendemos rodar o Brasil através da ocupação urbana e de ações de prevenção”, mencionou Andrea Rodrigues, responsável por trazer o Movimento para o Brasil.

Com a canção “Frevo Empoderado”, Nena Queiroga, uma das maiores representantes da música pernambucana, se junta às muitas vozes neste sábado para dar o recado. “Me deixa ser feliz. Me deixa ser quem sou. Sou mulher. Mereço respeito e amor”. Sobre a música, Nena conta que a compôs a partir de uma crítica pessoal. “Foi uma crítica que eu recebi, por conta da minha idade, que não era para usar roupa curta nem decote. E eu respondi com o frevo. Estou muito feliz com essa campanha e será um prazer apresentar essa música em um dia tão especial”, contou a artista. 

Também apoiam a campanha a Suvinil, Vale do Ave, Onzex, Ettica Internacional Trade, Shopping Recife , Plaza Shopping, Bateria Moura.

21 DIAS DE ATIVISMO - A campanha, que se iniciou no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, iniciou de um  movimento internacional que começou em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Sobre o Movimento Banco Vermelho

@bancovermelho

O Banco Vermelho é um projeto internacional de enfrentamento ao feminicídio que teve início na Itália em 2016 e se expandiu globalmente, com bancos instalados em diversos países, incluindo Espanha, Áustria, Austrália e Argentina. Cada banco trará uma mensagem diferente de reflexão sobre o tema, incentivando as pessoas a sentar, refletir e, em seguida, levantar e agir. O Banco Vermelho terá também um QR code que levará ao instagram do Movimento @bancovermelho, contendo informações sobre o projeto, canais de ajuda para vítimas e canais de denúncia, além de listar os apoiadores dessa causa.

 

Onde procurar ajuda - Equipamentos e serviços oferecidos pela cidade do Recife

Centro de Referência Clarice Lispector

O Centro de Referência Clarice Lispector acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito.

Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro. 

Atendimento: 24h

Fone 1: (81) 3355.3008

 

Sobre violência doméstica ou sexista, você pode acionar o:

Liga Mulher (24 horas): 0800 281 0107

Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138

 

Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector

Endereço: Avenida Recife, 700, Areias

Atendimento: 7h às 19h, de segunda a domingo

 

Salas da Mulher

Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara. Equipe faz o primeiro acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência doméstica e/ou sexista e faz os encaminhamentos necessários.