Recife conquista “Selo Ouro” em transparência
Cidade fica em primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e, mais uma vez, é destaque no Levantamento Nacional de Transparência Pública, da Atricon
A capital pernambucana alcançou a nota 92,66%, figurando em primeiro lugar entre as capitais da região Nordeste, conquistando o “Selo Ouro” na edição 2024 do Levantamento Nacional de Transparência (LNTP). A avaliação é promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), cujo resultado foi divulgado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu, encerrado na última quinta-feira (14).
“É um trabalho conjunto, do qual participam servidores de várias áreas, incluindo as unidades responsáveis pelas informações, a Empresa Municipal de Informática (Emprel) e a equipe do Portal da Transparência, sempre comprometida com a excelência da nossa transparência, além do prefeito João Campos, que tem investido importantes recursos para modernização da infraestrutura do Portal”, lembrou o Controlador-Geral do Recife, Ricardo Dantas.
O levantamento, que faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), avaliou 7.370 unidades gestoras de todo o País, com a participação de 33 Tribunais de Contas. O estudo analisou critérios como informações sobre receitas, despesas, licitações, recursos humanos, planejamento orçamentário, governo digital, acessibilidade, saúde, educação e muitos outros. Foram avaliados os portais da Transparência e outros sítios oficiais de todos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Manter o Recife como referência na avaliação é um compromisso da Controladoria e os trabalhos são permanentes no sentido de promover melhorias constantes no Portal da Transparência. “A sociedade exige e os critérios das avaliações estão cada vez mais rigorosos. Nosso papel é promover a melhor divulgação das ações e, com isso, fomentar o controle social”, destacou o secretário executivo de Auditoria, Correição e Controle Social, Rodrigo Brayner.
O resultado completo do Levantamento Nacional de Transparência Pública pode ser visto na página do Radar da Transparência Pública (https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html).
OUTROS RESULTADOS - Neste ano, o Recife foi destaque em outras duas avaliações. A primeira delas foi o Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI Cidades) 2023, realizada pela Open Knowledge Brasil (OKBR), cujo resultado foi divulgado em junho de 2024. A cidade ficou em primeiro lugar das regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste e em terceiro do país no ranking.
A outra avaliação foi o Índice de Transparência e Governança Pública, promovido pela ONG Transparência Internacional, em que o Recife teve ótimo desempenho em 2024, posicionando-se como a segunda capital brasileira mais bem avaliada.