NOTÍCIAS

Cultura | 22.12.13 - 16h48

Videomapping emociona público no Cais da Alfândega

[caption id="attachment_42049" align="aligncenter" width="680"] Unindo dança e tecnologia, espetáculo que narra o nascimento de Jesus poderá ser visto até o dia 29 de dezembro. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]


Todos que passaram pelo Cais da Alfândega na noite deste sábado (21) tiveram a oportunidade de assistir cinco bailarinos que faziam acrobacias aéreas na parede do Paço Alfândega, contando a história do nascimento de Jesus Cristo. Narrada através da tecnologia de videomapping, a apresentação gratuita encantou de crianças a adultos que passeavam pelo Recife Antigo. Utilizando técnicas e material de alpinismo, os dançarinos ficam suspensos no ar, interagindo com a música e com o conteúdo virtual projetado na arquitetura do prédio. Os papéis interpretados foram os três reis magos, José, Maria e o Anjo da Anunciação. O prefeito Geraldo Julio prestigiou a atração, que integra o Ciclo Natalino do Recife.

“Hoje eu vim aqui como cidadão, com minha esposa e filhos. Achei maravilhoso ver que as pessoas estão curtindo o videomapping, a iluminação natalina; caminhando pelas ruas com segurança em uma noite tão agradável, apreciando a beleza que está sendo esse ciclo aqui no Recife. Estamos cumprindo o papel de estimular a união das famílias para temos crianças, jovens e adultos curtindo a cidade”, afirmou Geraldo Julio, que recebeu muitos elogios dos recifenses que estavam aproveitando a programação.

[caption id="attachment_42050" align="aligncenter" width="680"] "Estamos cumprindo o papel de estimular a união das famílias para temos crianças, jovens e adultos curtindo a cidade", afirmou o prefeito, Geraldo Julio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]


De 23 a 25 de dezembro, quando acontece o Baile do Menino Deus, no Marco Zero, serão duas apresentações do balé com videomapping por noite, às 19h e às 19h40. Da próxima quinta (26) até o dia 29 serão três apresentações por noite, com duração de cerca de 10 minutos, cada: às 19h, 19h40 e 20h20. Nos intervalos da montagem, a fachada do Paço Alfândega mostrará projeções dos elementos que decoram a cidade durante o ciclo natalino.

Para Maria de Lourdes, de 65 anos, assistir o espetáculo foi uma experiência encantadora. “Nunca tinha visto nada parecido. Foi muito bonito e grandioso ver a história de Jesus contada de uma forma tão irreverente. Saio daqui emocionada”, pontuou. "Estávamos passeando; eu, minha esposa e minha filha, e tivemos a grata surpresa de assistir este espetáculo. Muito bom ver uma coisa assim, ao ar livre, gratuita e acessível a todos”, emendou José Cláudio, 37.

PROGRAMAÇÃO - A programação de final de ano no Recife seguirá o dia 6 de janeiro próximo. Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, o espetáculo Baile do Menino Deus - Uma Brincadeira de Natal acontece no Marco Zero, sempre às 20h. Também na segunda-feira (23), ocorre o Encontro de Bois, a partir das 16h, com concentração dos grupos em diversos pontos do centro do Recife, que seguem às 19h para o Pátio do Carmo.

Na terça-feira (24), véspera de Natal, o Pátio de São Pedro recebe atrações musicais a partir das 10h. No Parque Dona Lindu, a programação tem início às 15h30, com diversos shows, encerrando com a apresentação do Maestro Forró, às 21h. O Ibura, no Campo Nacional UR-1, receberá a chegada do Papai Noel, às 18h, além de apresentações de Pastoril e Boi. Na noite de Natal, dia 25 de dezembro, o Ciclo Natalino acontece em oito polos espalhados pela cidade: Marco Zero, Dona Lindu, Sítio Trindade, Morro da Conceição, Praça de Boa Viagem, Ibura, Brasília Teimosa e Cais da Alfândega.