NOTÍCIAS

| 22.12.14 - 15h44

Agentes de Saúde Ambiental do Recife começam a receber orientações sobre Chikungunya

Cerca de 140 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) dos Distritos Sanitários VI e VIII da Secretaria de Saúde do Recife participaram, nesta segunda-feira (22), na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no bairro da Imbiribeira, de capacitação para controle de Dengue e Chikungunya. O treinamento será feito com os asaces de todos os distritos sanitários.

A discussão foi ministrada pelo gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife, Jurandir Almeida. De acordo com ele, é importante que autoridades e população adotem medidas de enfrentamento coletivo para impedir a transmissão e proliferação local da doença. “A informação é a nossa principal arma, principalmente em relação ao diagnóstico rápido. Quanto mais se demora a diagnosticar a febre do Chikungunya, maior é a chance de o sintoma principal da doença, que é dor nas articulações, se tornar crônico, sobretudo em idosos, crianças e gestantes”, afirmou Jurandir.

Os asaces receberam ainda informações sobre estratégias de controle, como mutirões em áreas de risco, recolhimento de pneus e visitas residenciais, e também para quais unidades fazer o encaminhamento de pacientes suspeitos. Recife ainda não teve nenhum caso local confirmado, isto é, os três casos registrados na cidade foram trazidos por pessoas que foram infectadas em outros municípios.

Vera Fonseca é agente há 14 anos, e acha que a capacitação irá contribuir para o controle da doença, caso chegue à cidade. “Como Recife é uma cidade bastante turística, o fluxo de pessoas é constante, então é importante que tanto os agentes de saúde quanto a população aprendam mais sobre a doença”.

A febre Chikungunya é uma doença semelhante à Dengue, também causada por um vírus que é transmitido pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti. O mosquito pode transmitir as duas doenças simultaneamente, que também apresentam sintomas semelhantes, como dores de cabeça e no corpo, febre, intensa fadiga e pequenas manchas no corpo. Porém, outros sintomas podem aparecer no caso de Chikungunya, como aftas na boca, conjuntivite, vômito, diarreia e dores nas articulações.