NOTÍCIAS

Cultura | 22.12.14 - 09h58

Cultura Popular anima polos do Recife

Mamulengos, pastoris, Orquestras, Cirandas fizeram a festa do público neste sábado

Um dos pontos fortes do Ciclo Natalino do Recife é a valorização da cultura popular. Neste sábado (20) nos diversos polos, o público pode conferir o que de melhor existe na cidade e no Estado em termos de arte. Cada local, Sítio Trindade e Praça do Arsenal, ofereceu uma programação diversificada e para todas as idades.

A festa começou cedo no Sítio Trindade com a apresentação de vários Mamulengos. Pequenos e adultos se encantaram com as apresentações e o difícil era saber quem era mais criança assistindo aos espetáculos. O técnico Félix Cordeiro saiu do bairro do Cordeiro, para prestigiar a programação do sítio, acompanhado da esposa, da filha e do neto. “Gostei muito dessa iniciativa, acho que devia ter mais vezes esse tipo de atração por aqui”, afirmou. Logo após o teatro de Mamulengos, se apresentaram no local pastoris e a Orquestra Fascinação que encerrou as atrações do polo no sábado.

Outra opção que atraiu muita gente foi a encenação do espetáculo Natal para Sempre, no Parque Santana, em Casa Forte. Centenas de pessoas foram acompanhar a apresentação que une elementos tradicionais das histórias infantis, para falar sobre a magia e simbologia do Natal. A autônoma Daniela Barbosa mora há 25 anos na região e aprovou a montagem do polo no parque. “Achei muito bom, porque assim a gente não precisa se deslocar para o Marco Zero para conferir as atrações natalinas”, destacou.

No terceiro e último polo do dia, na Praça da Arsenal, a noite começou com mais uma apresentação da Cantata Natalina do Paço para centenas de pessoas que lotaram a Praça do Arsenal para conferir o espetáculo. Logo em seguida, foi a vez da Ciranda tomar conta da programação do polo. Coube ao grupo Ciranda Mimosa abrir as apresentações do palco que ainda contou com a apresentação do Véio Mangaba, Walmir Chagas, e da Banda da Polícia Militar de Pernambuco.

Neste domingo (21), a festa continua nos três polos. No Sítio Trindade a programação começa às 16h com a apresentação de Cavalos Marinhos. No polo Arsenal, também a partir das 16h, as atrações são para a meninada com Mamulengo, Grupo Infantil e o pastoril Presépio Irmãos Valença, encerrando com a última apresentação da Cantata Natalina do Paço, às 19h30. E no Parque Santana, a partir das 18h30, ocorre mais uma encenação do espetáculo Natal para a Sempre.