Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Cultura | 22.12.14 - 10h06

Ministro Vinicius Lages prestigia Ciclofaixa de Turismo e Lazer

Lages não disfarçou seu entusiasmo pelo Recife, que receberá do ministério um repasse de R$ 2 milhões já no início de 2015. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

O secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, aproveitou a manhã ensolarada deste domingo para apresentar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer ao ministro do Turismo, Vinicius Lages. Por volta das 11h, os dois saíram pedalando do Parque da Jaqueira em direção ao Marco Zero, onde o ministro abriu uma brecha na agenda recifense para conversar com a imprensa.

Natural de Maceió, Vinicius Lages não disfarçou sua simpatia pelo Nordeste e pelo Recife. “Foi muito bom rever a cidade. Ainda mais em cima de uma bicicleta. Deu para ver tudo com calma: os parques, os bairros. É muito interessante essa reciclagem por que vem passando o Recife, com as pessoas retomando os espaços públicos, ocupando as ruas”, disse.

Segundo o ministro, esse “novo momento da cidade” projeta o Recife no cenário nacional como um dos mais promissores destinos do País. “Recife é um exemplo perfeito do que chamamos de Cidade Destino. Além de oferecer muitos atrativos, está numa posição privilegiada. Partindo daqui, o visitante tem muita coisa para conhecer na vizinhança percorrendo poucos quilômetros”, afirmou o ministro, que prometeu voltar “sem falta” no Carnaval.

O secretário Camilo Simões ressaltou a importância da visita para a cidade e o grande “alinhamento estratégico” entre as gestões municipal e federal do turismo. O secretário disse ainda que não poderia deixar de levar o ministro ao Recife Antigo, que, segundo ele, é o segundo bairro de todo recifense.

Único secretário de turismo do País convidado pelo ministro para um evento sobre cidades inteligentes, realizado na semana passada, em Florianópolis, Camilo Simões anunciou o repasse de uma verba de R$ 2 milhões pelo Ministério do Turismo para a capital pernambucana.

O montante, que deverá ser liberado no início do próximo ano, será investido no Recife Antigo, em projetos que utilizem a tecnologia a favor do turismo. “Desenvolveremos, em parceria com o Porto Digital, atrativos e mobiliários inteligentes para que a cidade comece a interagir com os visitantes.”

À tarde, o ministro visitou o Paço do Frevo e o Cais do Sertão. Amanhã, fará uma visita ao Porto Digital pela manhã e à tarde realizará a conferência online sobre os planos do ministério para os próximos anos.