NOTÍCIAS

Educação | 22.12.15 - 11h27

Alunos e professores lançam 1º protótipo de robô humanoide feito pela rede municipal

img_alt

A programação do evento de tecnologia na educação incluiu lançamento de revista científica, apresentação de uma orquestra de tablets e palestra de professor do MIT. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Os alunos e professores da rede municipal de ensino do Recife lançaram, nesta segunda-feira (21), o primeiro protótipo de robô humanoide produzido por eles. Os estudantes, que há mais de um ano e meio têm contato com os robôs humanoides usados no Programa Robótica na Escola, tiveram a oportunidade de confeccionar o próprio robô, em parceria com as universidades e instituições como o Porto Digital. O protótipo foi apresentado ao público durante a Mostra Humanoide Recife e o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação (Semente) - eventos realizados pela Secretaria de Educação do Recife até a próxima quarta (23), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena. 

"Se este projeto der certo, futuramente não precisaremos mais comprar os robôs humanoides que utilizamos no Programa Robótica na Escola, os NAOs. Nossos próprios alunos de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) terão condições de montar e programar seus próprios robôs. As aulas de robótica são uma prova do quanto os alunos aprendem muito mais na prática, quando aplicam, e não só lendo teorias", afirma o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira. 

Segundo Jadson Amorim, um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, a pesquisa que antecedeu a montagem do protótipo começou em abril e envolveu mais de cem alunos, além da parceria com as universidades de Pernambuco (UPE), Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE) e Católica (Unicap), além do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Porto Digital, Cesar, FabLab e CRC Marista. "É um projeto feito a várias mãos, que nos permitiu fazer peças nas impressoras 3D do Porto Digital, por exemplo. Hoje o robô está estruturado. O próximo passo é começar a desenvolver o sistema operacional para dar vida ao robô. A inteligência e a criatividade da garotada é que vão fazer esse robô se mexer, através da programação", explica o professor.

Um dos estudantes que mais participou da montagem do protótipo foi Carlos Alberto Araújo, 13 anos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Antônio de Brito Alves. Ele contou com a ajuda sobretudo dos colegas da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Pedro Augusto. "Queremos que o nosso robô fale e dance como o NAO. Primeiro retocaremos nosso protótipo pra que ele fique ainda melhor. Depois vamos programá-lo para ficar em pé, depois andar, dançar e falar", contou o adolescente.

REVISTA - Na abertura da Mostra Humanoide Recife e do Semente, também foi lançada a revista digital Rede de Aprendizagens, que receberá textos sobre experiências de tecnologia na educação. O site da revista científica, que será publicada semestralmente, já está no ar para receber trabalhos: http://redeaprendizagens.recife.pe.gov.br/. As produções serão selecionadas por um grupo de professores das universidades. 

"A rede municipal de ensino tem muitos profissionais qualificados, que produzem muito material, mas nem sempre conseguem espaço para divulgar seus trabalhos. Por isso consideramos que a revista será um importante instrumento de divulgação de artigos científicos e relatos de experiências sobre tecnologia na educação", avaliou o secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos. Segundo o professor, a publicação também receberá artigos de profissionais que não trabalham na rede municipal. 

O dia ainda contou com a entrega de medalhas aos alunos que se destacaram na prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), além de homenagem aos campeões da prova prática da OBR e aos premiados na etapa regional Nordeste do torneio de robótica First Lego League (FLL). O primeiro dia de programação também incluiu a apresentação de uma orquestra de tablets, formada por oito alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Divino Espírito Santo. O grupo ensaiado pela equipe do Núcleo de Atividades Culturais da Secretaria de Educação do Recife tocou canções natalinas a partir de um aplicativo que reproduz instrumentos musicais individualmente tocados na tela.

A manhã foi encerrada com a palestra do professor David Cavallo, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts MIT/EUA e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). "Criatividade e inovação são características muito fortes daqui do Brasil. O projeto de tecnologia na educação da Prefeitura do Recife é fantástico. Queremos colaborar com vocês. Temos todo interesse em formar uma rede para compartilhar informações", disse o docente.

INSCRIÇÕES - Quem quiser participar do evento, que é gratuito e aberto ao público, ainda pode se inscrever no site www.sementecrecife.com.br, onde também é possível conferir a programação completa. Até a quarta, haverá palestras, minicursos, oficinas e mesa redonda sobre temas relacionados a tecnologia na educação, robótica, animação digital e empreendedorismo. São esperados cerca de 500 participantes por dia, entre alunos e professores da rede municipal, além de estudantes de escolas estaduais e privadas, que começaram a expor seus trabalhos de robótica nesta segunda.