Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 22.12.17 - 16h01

Ricardo Brennand é homenageado com a mais alta comenda da Prefeitura do Recife

img_alt

No auditório do Instituto Ricardo Brennand, o prefeito Geraldo Julio concedeu ao empresário a comenda da Ordem do Mérito Capibaribe da Cidade do Recife - Grã Cruz (Foto: Andréa Rêgo Baros/PCR)

 

Como gesto de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho e pelas conquistas realizadas no ramo empresarial e cultural, o prefeito Geraldo Julio entregou nesta sexta-feira (22) a comenda da "Ordem do Mérito Capibaribe da Cidade do Recife - Grã Cruz" ao engenheiro e empresário Ricardo Brennand. A cerimônia aconteceu no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, eleito por dois anos consecutivos o melhor museu da América do Sul e um dos 25 melhores do mundo, pela plataforma TripAdvisor. A medalha é a mais alta comenda ofertada pela Prefeitura do Recife pelos relevantes serviços prestados ao município.

O prefeito Geraldo Julio destacou o papel de incentivador das artes e da cultura desempenhado pelo empresário, idealizador do Instituto. "Ricardo Brennand tem motivos diferentes para ser homenageado pelo povo da nossa cidade. Ele é um empresário com 70 anos de trajetória que foi se modernizando e trazendo trabalho para muita gente. Além disso, Ricardo deu de presente para a nossa cidade esse Instituto, que já recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas. São visitantes que conheceram e saíram daqui com olhar de mundo diferente. Temos aqui um grande presente, talvez o maior que uma pessoa já decidiu dar a sua cidade", afirmou.

Emocionado com a homenagem, o empresário relembrou a visita feita pelo prefeito Geraldo Julio, em 2013, no início do primeiro mandato. "Vocês não imaginam o meu sentimento por ter recebido no dia 1º de janeiro este camarada para governar a cidade e receber dele hoje essa comenda. Aqui no Recife, finquei minhas raízes e construí o Instituto Ricardo Brennand, que é uma experiência nova e uma necessidade de contribuir com meu Estado. Então me transformei de construtor de fábrica em administrador de sonhos. Para minha alegria, mais de 2,5 milhões de visitantes cruzaram a alameda desse museu nesses 15 anos. Transformamos nossos sonhos em uma realidade presente", afirmou o empresário Ricardo Brennand.

BIOGRAFIA - O empresário completou 90 anos em maio de 2017 e teve uma vida dedicada aos negócios e ao incentivo cultural. Formado em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco, Ricardo Brennand dedicou-se por 70 anos aos negócios da família: as indústrias de vidro, aço, cimento, porcelana e açúcar. Como hobby, ele colecionava uma grande quantidade de armas, adquiridas nas viagens pelo mundo, durante leilões, museus, ou mesmo de coleções particulares.

Na década de 90, Ricardo Brennand utilizou parte dos recursos para fundar o Instituto Ricardo Brennand (IRB), uma sociedade sem fins lucrativos, presidida pelo próprio empresário. Em 2002, o espaço foi inaugurado. O nome do instituto é uma homenagem prestada pelo empresário ao seu tio homônimo. Com isto, Ricardo Brennand criou um polo turístico cultural local, nacional e global no Recife.