Secretaria de Habitação

NOTÍCIAS

Habitação | 22.12.20 - 20h34

Minicursos do Chegando Junto formam novas turmas nos habitacionais

img_alt

Mais de mil pessoas já foram capacitadas e nos seis cursos oferecidos pela SETQ (Foto: Cortesia)
 
Novas oportunidades de geração de trabalho e renda se tornaram realidade para as pessoas que participaram dos minicursos do Chegando Junto nas áreas de Corte de Cabelo com Máquina, no Habitacional Travessa do Gusmão, e de Design de Sobrancelha, na comunidade de Caranguejo Tabaiares. A ação foi possível pela parceria entre as Secretarias de Habitação e a de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). Nesta terça (22), a secretária de Habitação, Ana Paula Lins, e o titular da STQE, Antônio Júnior, estiveram no Habitacional Travessa do Gusmão para saudar os alunos que concluíram o curso. 
 
Para a moradora Leandra Azevedo, esses minicursos chegaram na hora certa. Ela está desempregada e tem que sustentar seus três filhos. "Pretendo abrir uma pequena barbearia na minha própria casa, para ter mais alguma renda e sustentar minha família", afirma Leandra. O estudante e entregador Adjal Trajano também fez o curso, para ter uma nova fonte de renda. "Tinha muito desejo de fazer esse curso e o de mecânica", diz ele, com entusiasmo.
 
A secretária Ana Paula Lins lembra que os minicursos do Chegando Junto surgem num momento desafiador, por causa da pandemia. Ela espera que "além do ganho em qualificação, os alunos realmente possam incrementar a renda de suas famílias". Já o secretário Antônio Júnior salientou que, num mercado cada vez mais competitivo, os alunos terão melhores condições para abrir seu próprio negócio. "Com esses cursos, proporcionamos as bases para o fortalecimento da cidadania por meio do trabalho", disse o secretário.     
 
Com duração de 40 horas, os minicursos do programa Chegando Junto também oferecem, no encerramento, uma aula sobre empreendedorismo. E os alunos ainda recebem certificados e kits de equipamentos gratuitamente, para poderem começar a trabalhar. 
 
O secretário Antônio Júnior acrescenta que "mais de mil pessoas já passaram pelas capacitações dos minicursos no Recife, num período de pouco mais de um ano". E há vagas para cursos de Manicure, Design de Sobrancelha, Bijuteria Artesanal, Manutenção de Bicicleta e Pintura Predial.