Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.12.21 - 13h01

Prefeitura do Recife orienta população com sintomas gripais a procurar Atende em Casa

Por meio da ferramenta, o usuário sintomático será atendido por um profissional de saúde e receberá orientações em relação aos seus sintomas

 

Para evitar a sobrecarga nos serviços de pronto atendimento municipais e garantir atendimento de qualidade para todos os pacientes, a Secretaria de Saúde do Recife orienta que as pessoas que estão com sintomas gripais procurem, primeiramente, o site ou aplicativo Atende em Casa. Por meio da ferramenta, que pode ser acessada pelo smartphone ou computador (através do endereço www.atendeemcasa.pe.gov.br), o usuário sintomático será atendido por um profissional de saúde e receberá orientações em relação aos seus sintomas e sobre se deve ou não procurar uma unidade de saúde. 

Além disso, a Secretaria aproveita para reforçar que, desde o começo desta semana, todos os testes do tipo RT-PCR colhidos em pessoas sintomáticas serão processados tanto para covid-19 como para influenza. A Sesau oferece oito pontos fixos de testagem gratuita que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A testagem acontece na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. Para ter acesso ao serviço, a população deve agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa ou pelo site https://testecovid19.recife.pe.gov.br 

Além disso, desde agosto a Sesau está levando uma ação de testagem itinerante para diversas comunidades da cidade e pontos de grande circulação de pessoas - como mercados públicos e estações de metrô, por exemplo. Semanalmente, os profissionais da Secretaria realizam os testes, das 8h às 16h, nos locais escolhidos, que são divulgados no site da Prefeitura do Recife. Nessa ação, qualquer pessoa pode fazer o exame que detecta a doença ativa, basta apresentar um documento de identificação. 

Com relação às medidas de prevenção, a Secretaria reforça que as orientações para evitar infecções respiratórias, como gripe ou mesmo a covid-19 são: usar máscara; aumentar a ingestão de líquidos; lavar as mãos com água e sabão, frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir, espirrar ou depois de usar o banheiro); evitar levar as mãos ao rosto (olhos, nariz, boca); pessoas com gripe/resfriado devem evitar sair de casa, sobretudo para ambientes fechados e com aglomerações, assim como devem evitar ter contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc), entre outras.

VACINAÇÃO - Desde agosto, a Secretaria de Saúde liberou a vacinação contra a gripe para todos os moradores da cidade. Nesta terça-feira (21), a Secretaria começou a intensificar a vacinação na capital, com o objetivo de aumentar a proteção dos moradores contra a doença. Para além das 150 salas de vacina que já funcionam na cidade, os profissionais também estão percorrendo diversas comunidades da capital levando a vacina contra influenza, além de ofertar o imunizante também nos postos já montados em cinco shoppings da cidade, e que até agora funcionavam apenas para vacinação contra covid-19.

Nos centros de compras, os postos de vacinação sem agendamento prévio funcionam de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. No Plaza Shopping (em Casa Forte), o posto está localizado no estacionamento do piso E3. No Tacaruna (em Santo Amaro), está no térreo, próximo à Livraria Leitura. No Boa Vista (no Centro da cidade), está no térreo. No RioMar (Pina), o posto de vacinação está no piso L2, próximo à loja Tok&Stok, e no Shopping Recife (Boa Viagem), está no piso superior, próximo ao cinema. Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).