NOTÍCIAS

Cultura | 23.01.13 - 22h32

Pacto Metropolitano: reunião teve como tema central as obras da Arena Pernambuco e a Copa das Confederações

Antônio Alexandre e representantes da RMR (Foto: Inaldo Menezes / PCR) Antônio Alexandre e representantes da RMR (Foto: Inaldo Menezes / PCR)

Na tarde de hoje (23), os representantes dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana, que fazem parte do Pacto Metropolitano, conheceram detalhes que envolvem as obras de construção da Arena e da Cidade da Copa. Presidindo a reunião, o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife, Antônio Alexandre Júnior, que ressaltou: “A Copa das Confederações e a Copa do Mundo são excelentes ambientes de oportunidades em diversos setores para os municípios da Região Metropolitana”. A apresentação sobre o projeto da Arena Pernambuco e as obras de infraestrutura que envolvem este grande empreendimento foi feita pelo secretário estadual da Copa 2014, Ricardo Leitão.

Esta foi a segunda reunião de trabalho do Pacto Metropolitano que teve como pauta a Copa das Confederações. Os novos gestores municipais tiveram a oportunidade de conhecer com maior nível de detalhamento o projeto e obras já em curso que fazem parte da estrutura planejada para esse grande evento. “O efeito da Copa vai além de um evento esportivo. Ele deixará um expressivo legado à Região Metropolitana”, disse Ricardo Leitão.

O encontro de hoje soma-se à preparação da pauta do Pacto Metropolitano a ser tratada com os prefeitos envolvidos. A reunião está pré-agendada para o mês de março, em São Lourenço da Mata. O objetivo do grupo é pensar em conjunto e buscar soluções de curto, médio e longo prazo para problemas em comum, como a mobilidade, o gerenciamento de resíduos sólidos e ordenamento urbano, por exemplo. “Logo após o carnaval, a reunião do Pacto Metropolitano terá como temas centrais a mobilidade e a questão dos resíduos sólidos”, explicou Antônio Alexandre.