PCR realiza o Recife Compra
A programação conta com rodadas de negócios, minicursos e a inauguração da Sala do Empreendedor.
Na próxima terça e quarta-feira (28 e 29/01), a Prefeitura do Recife e o Sebrae/PE realizam o Recife Compra. O evento é voltado para oportunidades de negócios direcionadas aos Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte interessados em serem fornecedores da PCR. O encontro reforça o trabalho que vem sendo realizado pelo Programa de Compras Governamentais do Recife, criado pela atual gestão com o intuito de fortalecer a inserção destes segmentos nas concorrências públicas das compras municipais. O Recife Compra é coordenado pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e de Administração e Gestão de Pessoas.
A administração pública municipal realiza o evento pela primeira vez. Durante dois dias, os micro e pequenos empreendedores do Recife terão a oportunidade de conhecer o plano anual de compras das seguintes secretarias e órgãos da prefeitura: Secretaria de Educação, Secretaria Mobilidade e Controle Urbano, Emprel e Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC). A programação conta ainda com minicursos sobre as modalidades de compras: direta, pregão presencial e pregão eletrônico. O objetivo é informar e tirar todas as dúvidas sobre os procedimentos que cada uma delas exige para que os empreendedores venham a concorrer nas licitações de compras públicas.
Os inscritos participarão de encontros de oportunidades junto a órgãos públicos municipais; contarão com atendimento individual de instituições parceiras, como o Banco do Brasil e Agência de Fomento do Governo de Pernambuco, além de estrutura montada para inscrição no Cadastro de Fornecedores da PCR. A inscrição para participar do Recife Compra pode ser feita pelos telefones 3355.9201, 3355.9204, 3355.8754, 0800.281 3535, pelo site ou no dia da abertura.
Confira a programação:
Dia 28/01
8h30 – Abertura
9h – Encontro de oportunidades (coletivo): apresentação dos planos de compras do ano das secretarias de Educação, Mobilidade e Controle Urbano, Emprel e Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).
11h – Minicurso: Como vender à Prefeitura do Recife por meio da modalidade de compra direta
12h – Intervalo
13h30 – Minicurso: Como vender à Prefeitura do Recife por meio da modalidade de pregão presencial
15h30 - Minicurso: Como vender à Prefeitura do Recife por meio da modalidade de pregão eletrônico
Dia 29/01
8h30 às 16h30 – Encontro de oportunidades (atendimento individual): as secretarias e órgão públicos do município atenderão os empreendedores interessados pelos planos de compras apresentados
Sala do Empreendedor - No dia da abertura (28/01) será inaugurada a Sala do Empreendedor, localizada próximo à recepção principal da Prefeitura do Recife. O espaço é voltado exclusivamente para atendimento individualizado com informações sobre a formalização de empreendimentos, orientações sobre linhas de financiamento, elaboração de cadastro de fornecedores, promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional e gerencial, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais, informações sobre concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações.
Breve histórico - O Recife Compra é resultado do trabalho realizado em 2013 voltado para estes segmentos de empreendedores. O primeiro passo foi a assinatura do decreto para a criação do Fórum Municipal das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Empreendedores Individuais. O fórum oferece ambiente favorável para a discussão e articulação de políticas voltadas para esses segmentos, permitido o cumprimento da Lei Federal nº123/2006, que rege a atuação das micro e pequenas empresas, no âmbito municipal. Dentre as ações estão os Programas de Compras Governamentais e de Crédito Produtivo.
A atual gestão compreende de maneira diferenciada a inclusão produtiva a partir de uma política pública que compreende a importância da participação do micro e pequeno empreendedor nas compras públicas.
Programa de Compras Governamentais - A reestruturação do processo de compras da PCR foi realizado a partir de debates gerados nos Grupos de Trabalho do Fórum Municipal das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais. Em seguida foram promovidas capacitações voltadas aos servidores públicos envolvidos nos processos de compras governamentais. Cerca de cem funcionários municipais participaram das aulas para a adaptação das rotinas de trabalho. O objetivo do trabalho foi de conhecer em maiores detalhes a Lei Federal nº123/2006, que rege a atuação e inserção dos micros e pequenos empreendedores e empreendedores individuais nas licitações públicas.
Também foi desdobramento do programa portaria publicada neste mês de janeiro listando materiais para compra exclusiva. A lista considera a necessidade de ampliação do acesso às compras governamentais pelas MEs, EPPs e MEIs de consumo e de uso permanente. Os materiais compõem duas partes: a primeira classificada como materiais de consumo e de uso permanente e a outra lista serviços. São quase cem itens que devem compor um banco de dados com foco, sobretudo, na modalidade de compra direta.
Pequenos negócios – Somando quatro décadas de criação, o Sebrae tem como propósito auxiliar as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) de todo o País e fomentar seu desenvolvimento. Em Pernambuco, a entidade está presente em um universo composto por mais de 230 mil empreendimentos de diversos setores enquadrados como empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, responsáveis por 46,6% do volume total de empregos gerados e por 36% de participação no volume total de exportações do estado.