Espaço Solidário aporta no Bairro do Recife
A iniciativa é da Gerência Geral da Economia Solidária da PCR, que contará com dois espaços dedicados para a produção e venda de adereços e fantasias para o carnaval.
Com o carnaval despontando e as prévias já acontecendo em toda cidade, os adereços para a folia passam a ser itens obrigatórios. Artesãos que fazem parte das atividades da Gerência Geral de Economia Solidária/PCR garantem o colorido da festa no quiosque montado no Shopping Paço Alfândega, Bairro do Recife, a partir deste sábado (24). Além do ponto de vendas, também com preços acessíveis, os foliões contam com o ateliê de custumização e de produção de fantasias. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e conta com a parceria da Secretaria da Mulher, Sebrae e Shopping Paço Alfândega.
"Esta é uma iniciativa que garante que os artesãos pratiquem um dos conceitos fundamentais da economia solidária que é a interação direta com o consumidor. Por esse motivo é que as peças chegam às prateleiras com preços mais em conta", explica o secretário executivo de Articulação Social da prefeitura, Wellington Batista. O quiosque encerra suas atividades de vendas no dia 17 de fevereiro e estará aberto sempre no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h. Costurarte e Pedacinho de Pano são as associações envolvidas na ação.
No terceiro piso do Paço, próximo à área da Praça de Alimentação, funcionará o Ateliê Solidário. Dez costureiras trabalharão durante os 25 dias na custumização e produção de fantasias. A oportunidade de comercialização também valerá, este ano, para duas empreendedoras individuais, Maria de Fátima Santos e Socorro Meira. A ideia é alargar o conhecimento dos empreendedores individuais sobre os conceitos e práticas que regem a economia solidária apresentando outras alternativas de produção.