NOTÍCIAS

| 23.01.15 - 13h40

I Mostra de Experiências Exitosas apresenta propostas em práticas integrativas para humanização na saúde

Apresentar ideias e melhorias para a humanização da saúde é uma das propostas da I Mostra de Experiências Exitosas NASF/NAPI Recife 2015 que será aberta às 8h desta segunda-feira (26) pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, no Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena. O evento que prossegue até a terça-feira (27) propõe ainda oferecer ferramentas, conhecimentos e práticas aos profissionais da Atenção Básica.

A mostra, organizada pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI), dará visibilidade às experiências exitosas, para que elas possam ser reproduzidas e adaptadas ao cuidado à atenção básica. Está prevista a participação de um público de 400 pessoas. Entre elas, profissionais de saúde das equipes do NASF e NAPI, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Consultório na Rua, Programa Academia da Cidade (PAC) e Serviço de Assistência Domiciliar (SAD).

As experiências compartilhadas são ações desenvolvidas pelo NASF e NAPI, junto às equipes de Saúde da Família, nos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), Programa Saúde na Escola (PSE) e outros serviços. Entre as experiências, está o matriciamento, que consiste na atuação de diversos especialistas, de uma equipe multidisciplinar, no acompanhamento do usuário do serviço. Uma das mesas redondas traz o tema No Desafio da Integralidade, que vai discutir a importância de respeitar as características de cada usuário. O espaço é um momento de diálogo entre duas políticas ligadas à Gerência de Atenção Básica - NASF e NAPI - a fim de enxergar o indivíduo de maneira integral.

Algumas experiências serão premiadas no evento. Os trabalhos serão submetidos a uma comissão a partir de critérios estabelecidos pela Comissão Científica. Cada eixo terá o seu melhor trabalho premiado. Os eixos são: Controle Social, Educação em Saúde/ Educação Popular em Saúde, Educação Permanente em Saúde e a interface ensino-serviço na Atenção Básica, Gestão do Cuidado/ Humanização na Atenção Básica, além do eixo de Promoção da Saúde e Intersetorialidade.

Experiências- Atualmente as Práticas Integrativas e Complementares fazem parte do elenco de métodos diagnósticos e terapêuticos de grande parte da população brasileira e mundial. Hoje são elementos essenciais para a noção de saúde como direito humano e andam lado a lado com as práticas da ciência moderna.

O Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI) no Recife tem equipe multidisciplinar de profissionais capacitados em Práticas Integrativas e Complementares. Foi criado com a missão de contribuir para uma melhor Atenção Primária à saúde dos recifenses. Desenvolvendo apoio matricial, trabalha diretamente com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, experimentando ferramentas como a construção de Projetos Terapêuticos Singulares. Entre os métodos utilizados, conforme cada caso, estão a acumputura, Tai Chi Chuan, Yoga, entre outras práticas.

Serviço:

Local: Centro de Formação Paulo Freire
Endereço: Rua Real da Torre, 299
Data: 26 e 27/01/2015
Horário: 8h às 17h