PCR desobstrui importantes vias da Zona Sul
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) finalizou, na manhã desta sexta-feira (23), a ação de desobstrução do passeio público na Avenida Recife, na Rua Ernesto de Paula Santos e na Rua Ribeiro de Brito, na Zona Sul da cidade. As operações aconteceram também na última terça-feira (20) e quarta-feira (21), em parceria com a Gerência de Operações (Geop) da Secon, Guarda Municipal, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Foram removidos das calçadas equipamentos como pneus, anúncios publicitários irregulares e entulhos.
De acordo com o chefe de operações do Geop, Anísio Aziz, o objetivo das ações é atingir as principais vias da cidade. “Nós já iniciamos estas ações em importantes corredores de veículos, como a Rua Jean Émilie Favre, no ano passado. Agora, vamos expandir para outras ruas e avenidas de grande impacto, garantindo uma cidade mais organizada para a população", disse.
Desde a última semana, fiscais da 6ª Gerência Regional da Secon realizaram vistorias em toda a extensão das vias, analisando os principais problemas. Além disso, equipamentos como barracas e construções irregulares, foram notificados e têm um prazo para liberar o logradouro público. A Secretaria-Executiva de Controle Urbano ressalta que o papel do cidadão neste tipo de ação é fundamental. Para isso, a Secon disponibiliza um telefone para denúncias, que funciona 24h, pelo 3355.2121.
BALANÇO – Desde a última terça-feira (20), foram apreendidos, nos três trechos da operação: 49 equipamentos de publicidade irregular (faixas, banners, anúncios), 8 ferros de proteção com correntes, 2 sucatas de geladeira, 1 sucata de máquina de lavar, 1 barraca metálica, 1 andaime com 6 peças, 1 carroça de ferro, 2 grades de madeira e 4 pneus.
Desde o início da gestão, as equipes estão empenhadas na melhoria da mobilidade da população e realizaram a retirada dos mais diversos equipamentos irregulares:
- 633 estabelecimentos tiveram a calçada demarcada para dividir o que faz parte do imóvel e o que é espaço público, para evitar ocupação irregular e liberar a área para o pedestre;
- 1.163 pinos de ferro retirados de calçadas;
- Mais de 600 feirantes realocados;
- 412 cavaletes e cones apreendidos no passeio público (a maioria "guardando" vagas");
- 67 jardineiras / caqueiras removidas da calçada;
- 45 rampas irregulares demolidas;
- Mais de 600 notificações por uso indevido do passeio público;
- 275 carcaças de carros abandonados recolhidas;
- 376 fiteiros removidos do entorno de escolas, que são proibidos por lei;
- 51.269 faixas, banners e bandeirolas de propagandas irregulares retirados de postes e árvores;
- 176 outdoors e toplights irregulares retirados;
- Retiradas de 289 carcaças da rua.