Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.01.17 - 13h26

Museu da Cidade do Recife realiza oficina de “Fotografia e Movimento”

img_alt

As inscrições estão abertas e são gratuitas. A oficina será realizada em duas turmas (Foto: Elysangela Freitas/Divulgação)

 

O Museu da Cidade do Recife recebe a partir desta segunda-feira (23), a oficina gratuita de “Fotografia e Movimento: a dança popular como linguagem imagética”. A atividade integra a programação do projeto Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo, que busca refletir sobre a relação existente entre fotografia e movimento do corpo, através do universo das danças populares. Estão sendo oferecidas duas turmas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas através de formulário disponível AQUI.

A primeira turma, ainda com vaga, começa nesta segunda-feira (23) e segue até a quarta (25), das 13h às 15h. Já as aulas da segunda turma acontecem de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, também das 13h às 17h. A apresentação dos resultados dos dois grupos ocorre no dia 6 de fevereiro, a partir das 13h. No total, são oferecidas 30 vagas (15 para cada turma). As aulas serão ministradas pela fotógrafa Elysangela Freitas e pelo professor Dario Brito, que trabalharão de forma expositiva e também com exercícios práticos.

No ato de inscrição, devem ser fornecidos dados pessoais – a exemplo de nome, endereço eletrônico e telefone para contato –, além de informar o desejo de intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a oficina de fotografia. Para participar é preciso ter idade acima de 16 anos, familiaridade com a linguagem fotográfica e possuir equipamento fotográfico ou aparelho celular com câmera. A confirmação das vagas será feita por meio de contato telefônico ou por e-mail.

Cronograma e atividades – Durante a oficina, serão abordados os conceitos de poética e linguagem imagética dentro da fotografia. Os participantes também serão estimulados a compreender a dança como representação cultural e comportamental de indivíduos e grupos, com base em conhecimentos sobre movimentos socioculturais contemporâneos e suas linguagens; investigar os diferentes movimentos artísticos populares contemporâneos; discutir a questão das manifestações artísticas populares contemporâneas; e produzir uma série imagens sobre a dança dentro uma manifestação artística popular.

O Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo consiste na realização de pesquisa em produção fotográfica para o desenvolvimento de um ensaio de fotos autorais sobre o movimento do corpo e a relação com as linguagens da dança popular pernambucana e da fotografia. Além de Elysangela Freitas e Dario Brito, a produtora cultural Luíza Durand, a designer Carla Teixeira e o jornalista Francisco Shimada integram a equipe do projeto. 

Toda a atividade tem o suporte do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio de incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) – Edital 2015/2016. O Museu da Cidade do Recife (MCR) e a Associação dos Amigos do Museu da Cidade do Recife (Amuc) apoiam a ação.

 

Serviço:

Inscrições para a oficina Fotografia e Movimento: a dança popular como linguagem imagética

Endereço online: https://goo.gl/ZqG7be

Aulas:

1ª Turma (15 alunos): 23, 24 e 25/01/2017 – das 13h às 17h 

2ª Turma (15 alunos): 30 e 31/01 e 01/02/2017 – das 13h às 17h

Apresentação dos trabalhos: Dia 06/02/2017 – das 13h às 17h – 1ª e 2ª Turmas (30 alunos)