Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 23.01.20 - 11h57

Final de semana terá acerto de marcha, ensaios de maracatus e espetáculos gratuitos no centro e Zona Sul

img_alt

Para este final de semana, a programação inclui muito frevo no pé, além do baque dos tambores de nação de maracatu e o saudosismo dos antigos Carnavais. (Foto: Bruno Campos/PCRArquivo)

 

De olho nos turistas e foliões sedentos para abraçar o Carnaval, a Prefeitura do Recife preparou mais de 50 prévias que irão fazer a cidade ferver até o dia 21 de fevereiro. Para este final de semana, a programação inclui muito frevo no pé, além do baque dos tambores de nação de maracatu e o saudosismo dos antigos Carnavais. Confira a programação.

Quinta e sexta com acerto de marcha em São José – Hoje (23), o Pátio de São Pedro sedia a estreia dos Acertos de Marcha dos Blocos de Pau e Corda para 2020. No total, seis encontros irão envolver 33 agremiações que saúdam a nostalgia dos carnavais saudosos. Os encontros prometem tomar conta de foliões e brincantes e, a partir das 19h de hoje, desfilam pelo local cinco blocos de pau e corda, além da Orquestra Evocações: Bloco Compositores e Foliões, Bloco Lírico Flores do Paulista, Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda, Bloco da Saudade e Bloco de Pau e Corda Flor da Lira do Recife.

Entre as agremiações que se apresentam neste primeiro acerto, o Flor da Lira do Recife se destaca entre os mais antigos, desfilando neste Carnaval seus 100 anos de tradição e história.

Na sexta-feira (24), também a partir das 19h, desfilam seu lirismo no Pátio de São Pedro mais cinco blocos: Bloco Carnavalesco Esperança de Campo Grande, Bloco Lírico Flabelo Encantado, Bloco Seresteiro de Salgadinho, Bloco Lírico Damas e Valetes e Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia.

Sexta-feira (24) – Primeiro Ensaio Coletivo de Nações para o Tumaraca

A rua da Moeda será palco do primeiro ensaio coletivo de mais um encontro de Nações de Maracatu e o evento visa acertar o baque para o Tumaraca, encontro de Nações que acontece dia 20 de fevereiro, no Marco Zero. No palco, os mestres das Nações Encanto da Alegria, Estrela Dalva e Leão da Campina irão se reunir ao Coral Voz Nagô e reger os batuqueiros. Em palco, também estarão membros do coco Raízes de Arcoverde e, ao lado de Marrom Brasileiro, são os convidados especiais do espetáculo de nações deste ano. O ensaio acontece a partir das 19h.

Sábado 25 – Tumaraca – Ensaio do Maracatu Encanto do Pina

Dando continuidade aos ensaios nas comunidades que envolvem as 13 Nações do Tumaraca, o Maracatu Nação Encanto do Pina reúne seus batuqueiros neste sábado (25), a partir das 19h, para afinar os tambores para o encontro do dia 20 de fevereiro. A apresentação é aberta ao público e contará com a presença do Coral Voz Nagô. O Encanto do Pina fica na Rua São Benedito, 88, Pina ( segunda à esquerda após o Clube Banhistas do Pina)

Domingo (26) – Recife Verão e Recife Antigo de Coração

Na Zona Sul, a aposta para quem está ansioso pelo Carnaval é o Recife Verão. Com programação especial para um dos meses mais quentes do ano, o evento garante muito frevo e até um bloquinho. O evento acontece das 15h às 20h, no Segundo Jardim de Boa Viagem.

No coração da cidade a aposta é o Recife Antigo de Coração. A partir das 9h, o Bairro do Recife, recebe uma programação especial dedicada ao Carnaval. A festa começa cedo, com palco armado na Alfredo Lisboa e cuja programação começa com Muniz do Arrasta-pé, que fica até às 10h; Adriana B, com participação especial de Wellington do Pandeiro, das 10h20 às 12h30; André Macambira, das 14h às 15h; Ciranda Sant’ana, das 15h20 às 16h20; Kalinas, das 16h40 às 18h; e, encerrando a noite, Nego Thor, que comanda o palco até às 20h. Ainda neste dia, Andréa Carvalho apresenta o Dançando na Rua, na Rua da Guia, que é cenário para os mais variados estilos de dança.