NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 23.01.23 - 12h25

Eita!Labs inaugura o primeiro projeto de carregamento de carros elétricos em espaço público

O serviço foi desenvolvido pela empresa New Mobility Brasil, que está embarcado no programa da sandbox Eita!Labs, e pode ser usado gratuitamente

Mais um projeto do Eita!Labs presente fisicamente na cidade para experimentação. O projeto de carregamento de carros elétricos e híbridos em espaços públicos será disponibilizado de forma gratuita pela empresa New Mobility, pioneira em mobilidade elétrica no Nordeste. O projeto foi desenvolvido dentro do Sandbox Regulatório do Recife, ambiente de inovação que permite que startups e empresas de tecnologia incubadas criem e testem soluções inovadoras no município com impacto urbano e sustentável. 

A estação de carregamento ficará no bairro da Ilha do Leite, na Rua Senador José Henrique, nº 231, com vagas sinalizadas pela CTTU para carregamento. Com impacto urbano sustentável, o projeto entra no hall de desenvolvimento tecnológico da cidade. Dentre as vantagens dessa implementação, estão: emissões zero: os carros elétricos não emitem poluentes atmosféricos diretamente, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do ar nas cidades; melhor utilização dos espaços públicos; prover serviços gratuitos para o cidadão que possui carros elétricos; menos ruídos nas cidades; melhoria da qualidade de vida: a redução de emissões de poluentes e ruído pode melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, especialmente para aqueles com problemas respiratórios.

A inauguração foi prestigiada por Joana Florêncio, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI); Pedro Guedes, Gerente Geral de Políticas da SDECTI; Felipe Cadena, Secretário Executivo de Transformação Digital (SETD); Evisson Lucena, Gerente de Inovação Aberta do Recife; e Rafael Dubeux, que está em transição da Prefeitura do Recife para atuar na Assessoria Especial do Ministério da Fazenda. 

“Isso foi possível por meio da resolução do Conselho Nacional de Trânsito que permite utilizarmos espaços públicos para a instalação de totens de carregamento de carros elétricos. Esse é o primeiro e a expectativa é implementar de seis a oito pontos na cidade para testar e incentivar o uso. Aqui utilizamos duas vagas que estão sinalizadas e disponíveis para os veículos. Serão 12 meses de experiência para que a gente possa observar e quem sabe ampliar em toda a cidade”, afirma Evisson Lucena.

A New Mobility Brasil, empresa responsável pelo projeto, é 100% pernambucana, com foco na venda, instalação, manutenção e locação de carregadores para veículos elétricos e híbridos. Com sede em Recife, atende todas as marcas e fabricantes de veículos elétricos a nível Nordeste com a tecnologia de tomada Plug in para carregar os veículos, aliados das principais fabricantes mundiais. Com habilitação Know-how, onde avalia empresas referências em sua categoria, a startup é destaque em instalações com uma infraestrutura para pontos de carregamentos residenciais, empresariais e públicos. “O ponto de carregamento traz comodidade e inovação e é gratuito. Tanto estacionar como carregar. O equipamento é moderno e pioneiro no Brasil”, afirma Carlos Araújo, CEO da New Mobility.

Eita!LABS - O programa é mais uma iniciativa do Esquadrão de inovação e Transformação Aberta do Recife - Eita!Recife. Trata-se de um ambiente de inovação onde cria um cenário de vivo e permite a criação e experimentação de soluções inovadoras para a cidade. Um exemplo recente desses equipamentos desenvolvidos é o Smartlet: um mobiliário urbano sustentável que possui internet gratuita de alta velocidade, suportes para carregamento de celular e computadores, localizado entre o Museu Cais do Sertão e o Centro de Artesanato de Pernambuco. 


CONTRATOS PÚBLICOS PARA SOLUÇÕES INOVADORAS - De maneira inédita, a Prefeitura do Recife assinou os primeiros Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI) neste ano de 2022. Diferente das contratações que passam por licitações clássicas seguindo a lei nº 8666, os CPSIs são contratações muito mais simples, indicadas pelas diretrizes gerais do Marco Legal das Startups e que permitem contratações públicas voltadas para empresas e startups com foco em soluções inteligentes.