Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 23.01.23 - 20h30

Prefeitura do Recife celebra a conclusão do Mais Vida na Vila Arraes com serviços de saúde e atrações culturais

img_alt

Comunidade foi beneficiada com serviços de pavimentação, drenagem, recuperação de canaletas e ganhou módulo de ginástica, pista de cooper, arquibancada, mobiliários, brinquedos, arte urbana, oficinas educativas e uma praça. (Foto: Uenni/PCR)

 

O Mais Vida, programa da Prefeitura do Recife realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb) em parceria com as Tintas Coral, vem repensando e redesenhando os espaços públicos para as crianças, inclusive as de primeira infância. Cada área em que o programa passa é marcada por uma história e identidade própria, onde a transformação acontece a partir da escuta e de oficinas de cocriação com os moradores. Neste sábado (21), das 8h às 12h, a celebração do Mais Vida na Vila Arraes contou com vários serviços de saúde e atrações culturais.

 

Na comunidade, situada no bairro da Várzea, o campinho de futebol foi requalificado e ganhou uma praça através de votação popular, criando um espaço de convivência para toda comunidade e estímulo para o desenvolvimento infantil através do brincar. A área também foi beneficiada com serviços de pavimentação, drenagem, recuperação de canaletas e recebeu módulo de ginástica, pista de cooper, arquibancada, mobiliários, brinquedos, arte urbana, oficinas educativas e pintura de casas.

 

“Essa transformação foi fruto da conquista e participação efetiva dos moradores. As áreas de convivência criadas permitem que toda comunidade usufrua desses espaços porque agora eles têm onde brincar, andar de patins, conversar, correr e se exercitar através da integração dos serviços da Prefeitura do Recife. O sentimento das pessoas aqui é que a intervenção realizada é uma extensão da casa deles. Eles abrem a porta de casa e veem as cores, a brincadeira das crianças e todas as intervenções realizadas como todo cuidado e amor”, conta a gerente feral de Intervenções Urbanas da Seiurb, Flaviana Gomes.

 

A atuação do programa Mais Vida na Vila Arraes, nas Avenidas Quinze de Novembro e Liberdade, além da 1ª Travessa da Quinze de Novembro, situadas no bairro da Várzea, incluiu serviços de infraestrutura como pavimentação, drenagem e recuperação de canaletas em parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza (Emlurb). As casas que compõem o entorno dessas vias ganharam pintura e 13 painéis de arte urbana através da parceria com as Tintas Coral. Os artistas Luciano Ferreira e Almir Pedro da Silva assinam as artes estampadas nos muros que fazem referência à natureza, temática escolhida pelos próprios moradores. 

 

A maior novidade está situada nas margens do campinho de futebol, o coração da comunidade, que foi requalificado com a instalação de mureta, alambrado e arquibancada, e ganhou uma praça através de votação popular. A decisão dos moradores fez com que o espaço recebesse uma série de equipamentos antes inexistentes, como brinquedos infantis, brincadeiras no piso, mobiliários urbanos, além de uma pista de cooper com 175m, que circula o campo. A pedido dos moradores, a Secretaria de Esportes também instalou um módulo de ginástica que estimula a prática de exercícios físicos. Todos os equipamentos públicos foram pintados com cores alegres e vibrantes e as tintas ajudaram a sinalizar as áreas de acessibilidade para cadeirantes.

 

Morador há 10 anos da comunidade de Vila Arraes, Rafael Pereira da Silva conta que o programa Mais Vida “transformou totalmente o espaço que estava bastante degradado. Na verdade era um lixão onde as crianças brincavam de subir as montanhas de lixo que os próprios moradores descartavam incorretamente. Então houve uma transformação não apenas física, mas de comportamento. As demandas foram escutadas e atendidas, e agora a gente tem dignidade, saúde e entretenimento para as crianças”.

 

Para a melhor identificação das ruas e espaços públicos na área do Mais Vida em Vila Arraes, foram instaladas placas com o nome destes locais na comunidade. O programa Tá Aprumado também instalou uma placa voltada para a conscientização ambiental, alertando sobre a importância de jogar o lixo no local correto. O programa fez mutirões para informar à população sobre os horários da coleta e instalou vasos com plantio de mudas ornamentais em um ponto crítico de lixo, resultando na erradicação de descarte indevido de resíduos no local.

 

Além disso, a comunidade foi contemplada com a realização de duas oficinas de cocriação, uma voltada para os adultos e a outra para as crianças da comunidade, onde foi possível entender os desafios e as oportunidades do território e construir um projeto a partir dos desejos e sonhos. Durante seis meses, os moradores tiveram acesso a oficinas educativas, onde eles aprenderam práticas sustentáveis, como receitas a partir do aproveitamento integral dos alimentos e cuidados necessários para a produção de uma muda até o seu plantio. Aconteceram ainda oficinas voltadas para o empoderamento feminino, promovidas pela Secretaria da Mulher.

 

CELEBRAÇÃO – Durante o evento, a população teve acesso a diversos serviços promovidos pela Secretaria de Saúde. Ao todo, estima-se que cerca de 300 pessoas foram diretamente beneficiadas com a programação, onde foram aplicadas 194 doses de vacina abertas ao público, dessas, 118 foram contra a covid-19 e 76 foram voltadas para a atualização do cartão de vacina que inclui a proteção contra influenza, tríplice viral, hepatite, febre amarela, pólio, dentre outras; 200 hipocloritos de sódio foram entregues; 192 pessoas receberam aferição de pressão arterial e glicose; 400 unidades de preservativos masculinos e femininos foram entregues; 39 exames de mamografia foram realizados em mulheres entre 50 e 69 anos; além da aplicação de 82 vacinas antirrábicas para cães e gatos da comunidade através da Secretaria Executiva do Direito dos Animais.

 

Com o intuito de chamar a atenção dos moradores para os serviços oferecidos e celebrar as transformações em ritmo de carnaval, a Orquestra Nova Primavera percorreu a comunidade tocando frevo. Às 9h30, na Praça de Vila Arraes, o mágico Rodrigo Lima fez uma apresentação que soltou o riso do público. E o grupo Maracatu Mirim Cambinda Estrela do Amanhã encerrou a programação cultural promovida pela Secretaria de Cultura e Executiva da Primeira Infância.

 

MAIS VIDA - Criado em 2016, o programa Mais Vida é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças, nas 545 comunidades de interesse social do Recife. O programa já atendeu 57 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil habitantes, em parceria com as Tintas Coral. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.