NOTÍCIAS

Cultura | 23.02.14 - 21h11

Baile Municipal do Recife comemora 50 edições com muito frevo e solidariedade

[caption id="attachment_43986" align="alignleft" width="680"] A noite contou com a ilustre presença do homenageado Antônio Carlos Nóbrega. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Alegria e muita animação marcaram a festa, que teve a sua grade composta em 100% por artistas da terra

A 50ª edição do Baile Municipal do Recife foi marcada por muita alegria e animação nesse sábado (22). Com o Chevrolet Hall lotado de foliões, o mais tradicional baile de carnaval de Pernambuco comemorou suas bodas de ouro exaltando a grande estrela da Folia de Momo: o Frevo, ritmo Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade e um dos homenageados do Carnaval do Recife 2014, junto com o multiartista Antônio Carlos Nóbrega. O prefeito Geraldo Julio e a primeira-dama, Cristina Mello, comandaram a festa, que, nesta edição, devolveu à cidade a característica principal que deu origem ao evento, a prioridade aos artistas da terra.

"Toda a  programação do Baile é composta por artistas pernambucanos. A nossa música, a nossa dança; toda a nossa cultura à mostra para quem vem nos visitar. A festa está linda, as pessoas com uma energia imensa, mostrando como é lindo o nosso Carnaval. Este será o maior Carnaval que o Recife já teve. E é feito pela nossa gente, pelo povo da nossa terra", destacou Geraldo Julio.



Na entrada do Chevrolet Hall, o folião se deparou com um pouco da história da festa. Uma projeção de imagens levava as pessoas a uma viagem pelo tempo mostrando a importância desta que é uma das principais prévias carnavalescas do Brasil. O Municipal ganhou uma decoração em sintonia com o projeto cenográfico do Carnaval. Com assinatura de Carlos Augusto Lira, a cenografia fez uma leitura popular das fantasias e máscaras dos foliões recifenses.

A noite contou com a ilustre presença do homenageado Antônio Carlos Nóbrega, que se apresentou no palco.  O Maestro Ademir Araújo Formiga abriu a folia ao som de muito Frevo. Em seguida, a Escola Gigantes do Samba invadiu o salão. O maestro Forró comandou a Orquestra da Bomba do Hemetério; seguido do Maestro Spok, que recebeu estrelas pernambucanas que se revezaram no palco em sete horas de muito Frevo. Não houve intervalo entre uma atração e outra, deixando os foliões sempre com o ritmo na ponta do pé. Ao longo da noite, a música da terra tomou conta da folia e garantiu momentos de coro e muita emoção para o público.

A apresentação do maestro Ademir Araújo, que levou a Orquestra Popular do Recife, teve a participação de Claudionor Germano e convidados, homenageando os 50 anos do baile. O show da Spok Frevo Orquestra também levou convidados como Alceu Valença, Elba Ramalho, Jorge Du Peixe, Fábio Trummer, André Rio, Almir Rouche, Gerlane Lopes e Ed Carlos.

Os recursos arrecadados com a venda dos ingressos serão doados a sete instituições beneficentes que atendem a públicos distintos. “É importante as pessoas terem a consciência de que esta é uma festa que preza pela alegria, mas também pela solidariedade", reforçou Geraldo Julio, se referindo à Associação Pernambucana de Portadores de Leucemia (APPL), Associação dos Portadores de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatias, Casa do Hemofílico Gilson Saraiva, Instituição dos Cegos, Lar do Neném, Lar de Jesus e Instituto Arthur Vinícius.

FOTO FANTASIA - Os foliões, que são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do Municipal, também ajudaram a mostrar a grandiosidade da festa, participando do concurso Foto Fantasia, que teve como tema Municipal, 50 Edições de Sucesso e Solidariedade. Localizado na entrada do baile, o stand clicou as fantasias mais irreverentes. Os primeiros 200 candidatos concorrem a R$ 2,5 mil, nas categorias individual e grupo. O júri do Foto Fantasia deste ano foi formado pela atriz Fabiana Pirro, pelo ator e diretor de teatro Romildo Moreira e pelo ator Luciano Pontes.

Na edição de número 50 do Baile Municipal do Recife, as pessoas tiveram mais tempo para curtir os shows e se divertirem, já que a escolha dos melhores trajes do Concurso de Fantasias ocorreu no dia 13 de fevereiro, no Clube Português.  Na festa, os foliões puderam conferir o desfile dos seis vencedores; três da categoria Luxo e três de Originalidade.

Confira abaixo a relação dos vencedores nas categorias Originalidade e Luxo:

Categoria Originalidade
1º lugar - Nycolle Wellem Santana dos Santos - Fantasia: Maracatu – A Dama dos Calungas na Corte do Baile Municipal – 50 Anos de Glória; Criação: Ana Paula Santana;
2º lugar - Leandro Rodrigues - Fantasia: Coração do Imperador da Pedra do Reino; Criação: Leandro Cesar Rodrigues da Silva;
3º lugar - Marcos Antonio da Silva - Fantasia: Mensageiro do Carnaval; Criação: Marcos Antonio da Silva;

Categoria Luxo
1º lugar - João Bosco Mendonça de Souza - Fantasia: Maracatu Nação Leão Coroado – 150 anos de glória; Criação e confecção: João Bosco Mendonça de Souza;
2º lugar - Sandro Farias - Fantasia: Sagrado Templo da Mitologia Indiana; Criação e confecção: Sandro Farias;
3º lugar - Humberto Ferreira Marques - Fantasia: O Pássaro de Fogo