NOTÍCIAS

Cultura | 23.02.15 - 11h22

Domingo de festa para espantar a ressaca pós-Carnaval

Cinco dias depois da folia momesca acabar, o bairro histórico se encheu de música e esportes para animar o recifense. (Lú Streithorst/PCR)

No domingo da ressaca de Carnaval, o Recife Antigo estava em festa. Durante todo o dia de ontem, as atividades esportivas, culturais e recreativas do Recife Antigo de Coração encheram de gente as ruas do bairro histórico, que foi palco este ano de um dos mais bonitos carnavais promovidos na cidade.

O projeto, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, conseguiu tirar o público cedo de casa. Os ciclistas Verônica Silva, 27 anos, e Cícero Lourenço, 38 anos, eram dos mais dispostos. Depois de pedalar da Imbiribeira até o Recife Antigo, nem davam sinal de cansaço. "Fazemos sempre esse percurso, com calma, apreciando as paisagens que vão passando", disse Verônica, freguesa da Ciclofaixa e do Recife Antigo de Coração.

O dentista John Gusmão, 40 anos, também esqueceu o cansaço e levou os filhos para brincar no polo infantil logo no começo da manhã. "Sabe como é criança, né? Fica cheia de energia em casa, e a gente tem que dar um jeito de gastar. Por isso mesmo somos habitués do projeto", brincou. Também dentista e também assídua no Recife Antigo de Coração, Chiara Carvalho, 41 anos, não perde um domingo no polo infantil com os filhos. "Trabalho no bairro. No último domingo do mês, eles já sabem: sempre querem vir comigo."

Já a jornalista Fabiana Jansen, 38 anos, aproveitou o domingo pós festa para fazer sua estréia no Recife Antigo de Coração com o filho Luan. A bordo de uma charrete para dois, eles aprovaram a animação no bairro. "É muito legal. Viremos mais vezes."

Além dos brinquedos para a criançada, da Ciclofaixa e das mais diversas atividades esportivas, como futebol, badminton, vôlei, basquete, parkour, tênis, patinação artística e slackline, não faltaram shows para quem já estava com saudade da folia. Apresentaram-se Nill Ribeiro, a Escola de Samba Preto Velho, Karla Karolla, Bloco Compositores e Foliões, banda A Barba Maluka, Romero Ferro e Nonô Germano. Além da cantora Karina Spinelli, que levou seu samba de raiz para o bairro. Também fez sucesso a feira de adoção de animais, realizada na Avenida Rio Branco, das 14h às 22h.

A próxima edição do projeto será no domingo 29 de março.