NOTÍCIAS

Finanças | 23.02.15 - 14h43

Ricardo Dantas assume a Secretaria de Finanças do Recife

Novo titular da pasta foi anunciado, nesta segunda (23), pelo prefeito Geraldo Julio

O prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta segunda (23), o novo secretário de Finanças do Recife. O cargo será exercido pelo administrador de empresas Ricardo Dantas, auditor fiscal da Receita Federal e ex-secretário da Controladoria, Administração e Educação do Governo do Estado. À frente da Educação, colaborou nos significativos avanços no setor em Pernambuco. Ricardo Dantas assume o lugar de Roberto Pandolfi, que deixou o cargo por questões pessoais.

O recifense José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira é formado pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco e atua como servidor público desde 1988. Foi auditor fiscal do Tesouro Estadual na Secretaria da Fazenda – onde exerceu, entre outros cargos, o de diretor-adjunto de Controle do Tesouro Estadual – e é auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. Em 1998, Dantas foi o responsável pelo projeto que criou o Modelo de Controle Interno da Sefaz.

Na primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos, implantou a Controladoria Geral do Estado em Pernambuco, onde desenvolveu o Portal da Transparência, eleito o segundo melhor do Brasil entre os Estados, de acordo com o Índice de Transparência da Associação Contas Abertas. Em 2011, assumiu a Secretaria de Administração e foi nomeado para a Secretaria de Educação em dezembro de 2012, exercendo o cargo durante dois anos. Em 6 de janeiro de 2015, assumiu a Diretoria da Presidência da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), cargo que ocupa atualmente.

Ricardo Dantas foi presidente do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados e do Distrito Federal nos anos de 2009 e 2010, e integra o corpo docente da Escola de Governo e de Administração Fazendária e da Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf). A nomeação do novo secretário será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26).