Alunos da rede municipal expõem trabalhos sobre combate ao Aedes aegypti nesta quarta
Os estudantes da rede municipal de ensino do Recife começam a apresentar, nesta quarta-feira, os trabalhos que fizeram sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika. O assunto vem sendo debatido mais intensamente nas 308 escolas e creches municipais desde a volta às aulas, no último dia 11. As discussões estão associadas ao tema do ano letivo da rede municipal: "Educação e protagonismo: estudantes pesquisadores e atores ativos na construção do saber". Diversas temáticas serão trabalhadas a cada mês, como bullying, preservação do meio ambiente e combate ao mosquito Aedes aegypti - que foi escolhido como primeiro assunto do ano.
Na Escola Municipal Capela Santo Antônio, na Ilha de Deus, onde a Secretaria de Educação do Recife lançará o projeto "Estudante protagonista do mês", os alunos do Grupo 4 da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental da unidade de ensino e de outras escolas municipais convidadas vão apresentar trabalhos sobre como eliminar os focos do mosquito, vão confeccionar armadilhas para pegar o Aedes aegypti e farão panfletagem pelas ruas da comunidade, que é inserida numa área de manguezal e rios.
Também serão levados para a Escola Municipal Capela Santo Antônio os estudantes da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, localizada no Alto Nossa Senhora de Fátima, no Vasco da Gama. Três alunos do 8º e 9º ano desenvolveram um projeto sobre o combate ao Aedes aegyptique será apresentado nesta quarta e será levado para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), no próximo mês. A pesquisa sobre "O acúmulo de lixo no Alto Nossa Senhora de Fátima e a incidência de casos de dengue na comunidade" recebeu menção honrosa na Feira de Ciências realizada pela Secretaria de Educação do Recife em dezembro. O trio ainda apresentará um vídeo e uma música que fizeram como parte do trabalho.
EXÉRCITO - Na última sexta (19), "Dia de Mobilização Nacional da Educação Contra o Mosquito", nove escolas da rede municipal de ensino do Recife começaram a receber o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, numa parceria do Governo Federal com a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco. A ideia é que as palestras dos oficiais e sargentos, que também acontecem em diversos outros estados e municípios, atinjam todas as 308 escolas e creches municipais, para fortalecer o engajamento dos 84 mil alunos da rede municipal no combate ao mosquito. A parceria veio complementar o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura do Recife desde 2015. A Secretaria de Educação do Recife está engajada no combate ao mosquito Aedes aegypti desde dezembro, quando os diretores e vice-gestores das escolas e creches municipais participaram da capacitação ministrada pela Secretaria de Saúde do Recife, para que multiplicassem as informações nas unidades de ensino em que trabalham.
Pauta: Alunos da rede municipal expõem trabalhos sobre combate ao Aedes aegypti nesta quarta
Data: 24/02/16
Hora: 8h
Local: Escola Municipal Capela Santo Antônio - Rua São Marcos, s/n, Ilha de Deus, Imbiribeira.
Mapa: https://goo.gl/QHl0JF