Bloco Nem Com Uma Flor arrasta multidão na luta contra a violência de gênero
Conhecido por ter como principal objetivo a conscientização e o combate à violência contra a mulher, o bloco Nem Com Uma Flor lotou a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, na noite desta quinta-feira (23). A agremiação, que desfilou com o tema "Machismo não é brincadeira - Dê um basta na violência contra a mulher", teve a presença do prefeito Geraldo Julio e ainda promoveu uma campanha para arrecadar kits de higiene para a Colônia Penal Feminina do Recife.
"Estamos aqui, por mais um ano, carregando a bandeira do combate à violência contra a mulher. Machismo não é brincadeira, é coisa séria e a gente tem que combater, fortalecer essa luta contra a violência de gênero. Vamos espalhar essa mensagem em todas as épocas e também junto com o frevo no nosso carnaval", declarou o prefeito Geraldo Julio.
A agremiação, que se concentrou às 15h, na Praça do Arsenal, teve apresentações da Orquestra 100% Mulher, do Maracatu Baque Mulher e da Boneca Gigante A Linda da Tarde. Este ano, as camisas do bloco foram trocadas por um pacote de absorventes e dois sabonetes, que serão doados para a Colônia Penal Feminina do Recife.
A secretária da Mulher, Cida Pedrosa, falou da importância da agremiação: "Esse bloco existe há quinze anos e é uma marca da resistência desse discurso e dessa defesa de direitos, da luta de nós mulheres pelo fim da cultura do machismo. Vamos brincar o carnaval com alegria, mas sem cometer nenhum tipo de crime ou violência contra a mulher. Esse é o nosso recado", afirmou.
Nesta edição do bloco, foram homenageadas a artista plástica Tereza da Costa Rêgo; a contadora de histórias e fundadora do Movimento Negro do Recife Inaldete Pinheiro; a ativista do Grupo Mulher Maravilha Margarida Jerônimo e a ativista Luciana Brito (in memoriam).
NAS REDES - E para aumentar ainda mais o coro contra a violência de gênero, a Prefeitura do Recife lançou, na manhã desta quinta- feira (23), uma campanha nas suas redes sociais oficiais com mensagens imperativas, ilustrando situações vividas no carnaval do Recife, com bom humor e traquejo popular. Em menos de 24 horas, a campanha, que reforça o entendimento de que o Carnaval não é oportunidade de violar os direitos das mulheres, já é sucesso no Facebook, onde atingiu mais de 7 mil compartilhamentos e quase 2 mil curtidas, até as 20h desta quinta-feira (23).