Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.02.19 - 13h57

Praia Sem Barreiras comemora 6 anos com muito frevo

img_alt

Na manhã deste sábado (23), o prefeito Geraldo Julio prestigiou o Carnaval do Praia Sem Barreiras que chega ao 6º ano de realização (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Uma manhã de muito sol, praia, banho de mar e frevo. Assim foi o começo deste sábado (23) para os participantes e familiares do projeto Praia Sem Barreiras, da Prefeitura do Recife, que comemorou 6 anos em ritmo carnavalesco, com orquestra de frevo que garantiu animação de banhistas e familiares presentes. O prefeito Geraldo Julio conferiu de perto a iniciativa, que já atendeu cerca de 9 mil pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, realizando banho de mar assistido por profissionais capacitados.

“Esse é o sexto ano do Praia Sem Barreiras, e esse carnaval acontecendo aqui para a pessoa com deficiência pra comemorar isso. Hoje encontramos aqui também dois novos banhistas na praia de Boa Viagem, gente que nunca tinha tido oportunidade de tomar banho de mar e aproveitou o aniversário desse projeto para poder fazer isso. A inclusão é uma atividade muito importante para a sociedade e o serviço público tem que fazer o seu papel. Estamos fazendo isto aqui no Praia Sem Barreiras e é muito bonito ver essas pessoas se realizando”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Pioneiro na cidade do Recife, o projeto Praia Sem Barreiras acontece todos os fins de semana, de sexta à domingo, das 8h às 13h, e é uma parceria com o Governo do Estado que disponibiliza cadeiras anfíbias e esteiras. Além disso, a Universidade Maurício de Nassau também é parceira e disponibiliza monitores, que são estudantes dos cursos de fisioterapia, enfermagem, educação física e turismo para auxiliarem as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida durante o banho de mar.

O senhor Heleno Silva, depois de 3 anos sem sair de casa, foi tomar banho de mar pela primeira vez com o projeto e se emocionou. “Este dia vai ficar guardado na minha cabeça e no meu coração. Estava com medo, porque é difícil aceitar minha condição. Mas todos os profissionais foram maravilhosos. Nunca esquecerei de ninguém que proporcionou tudo isso pra mim hoje. Foi um momento muito bonito ”, afirmou emocionado o senhor de 64 anos, morador de Abreu e Lima.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, comentou a importância do projeto. “Precisamos trabalhar a inclusão da pessoa com deficiência e baixa capacidade motora na nossa cidade e a festa de carnaval é para todos, então temos que favorecer isso. O banho de mar assistido é muito importante, pois tem pessoas que não podem fazer isso sem a nossa cadeira anfíbia, então, oportunizar isso também para essas pessoas é fundamental”, comentou.

Inabela Tavares, mãe da pequena Graziela de 6 anos, com microcefalia, falou da importância da ação. “Sem esse projeto seria praticamente impossível sair de casa, trazer minha filha para a praia e fazer com que ela tome banho de mar. Estamos sendo cuidadas em tudo. O transporte nos pegou em casa, avisaram o que era pra trazer pra ela, os profissionais são atenciosos, e o melhor, ver a felicidade da minha filha em poder estar vivendo isso”, falou a dona de casa que também foi contemplada com uma casa no Conjunto Habitacional Casa do Barbalho, entregue pela Prefeitura do Recife em janeiro deste ano, com rampas, banheiro com barras de ferro, totalmente acessível e adaptado para as condições da filha.