Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 23.02.21 - 18h34

Agentes da CTTU participam de curso sobre boas práticas na fiscalização de trânsito

img_alt

A fiscalização como uma aliada para fomentar a segurança viária foi o principal tema do encontro que aconteceu nesta terça-feira (23). (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Para fomentar boas práticas na fiscalização de trânsito e garantir mais segurança viária ao cidadão, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, promoveu uma formação para cinquenta agentes de trânsito, destacando os objetivos de engajar a população e provocar um comportamento mais seguro dos cidadãos no trânsito. Até o final do mês de março, todos os agentes de trânsito terão passado por esse treinamento. O encontro aconteceu no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena, e todas as medidas de segurança contra a transmissão da Covid-19 foram seguidas.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar; a presidente da CTTU, Taciana Ferreira; o coordenador do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes; além dos preletores, o coordenador regional da Iniciativa Bloomberg, Dante Rosado; o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg no Recife, Gustavo Sales; o coordenador de fiscalização da Iniciativa Bloomberg, André Correia, além do coordenador nacional da IACP (da sigla em inglês, Associação Internacional de Chefes de Polícia), Coronel João Ferreira Neto.

Os palestrantes, que têm experiências na gestão de trânsito de outras cidades como São José dos Campos (SP) e Fortaleza (CE), compartilharam boas práticas para uma fiscalização de trânsito focada em evidências e dados para ser mais assertivo na mudança de comportamento e prevenção de mortes. O maior destaque foi para a segurança no trânsito como uma questão de saúde pública, já que os hospitais são os principais equipamentos demandados com acidentes graves.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destacou a importância do encontro para gestão da política de trânsito. "Os nossos agentes de trânsito fazem um trabalho primordial que é o de salvar vidas no trânsito. Nós só alcançamos a meta da ONU de reduzir em 50% os acidentes de trânsito na última década porque tivemos um efetivo empenhado em garantir a segurança viária por meio da fiscalização, além, é claro, da educação e da engenharia de trânsito. Então trazer os agentes de trânsito para o debate é algo necessário porque eles estão nas ruas próximos à população. Por isso, vamos fomentar cada vez mais uma fiscalização que seja assertiva em salvar vidas e em prevenir acidentes de trânsito.", destacou.

O coordenador regional da Iniciativa Bloomberg, Dante Rosado, falou sobre os objetivos do encontro com os agentes de trânsito do Recife. "A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global está desde o ano passado apoiando a política de trânsito do Recife, esse apoio se dá em diversas áreas, entre elas a de fiscalização. A Iniciativa entende que a fiscalização tem um papel fundamental na promoção de usuários mais seguros e que evitam comportamentos de risco, consequentemente evitam acidentes, mortes e lesões graves no trânsito. O treinamento busca apresentar para os agentes de trânsito o tamanho do problema a nível local, nacional e global, e como a fiscalização pode atuar nessa perspectiva.", disse.

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).