NOTÍCIAS

Cultura | 23.03.12 - 16h41

Ações viárias do Capibaribe Melhor são anunciadas na PCR

Além de melhorar mobilidade urbana no Grande Recife, as obras resultarão em ações sociais, entre elas, a implantação de conjuntos habitacionais

[caption id="attachment_15354" align="alignleft" width="334" caption="serão investidos R$ 43 milhões com recursos da Prefeitura do Recife (PCR) e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Foto: Fernando Silva"][/caption]

O prefeito João da Costa apresentou, nesta sexta-feira (23), no seu gabinete, as ações viárias do Projeto Capibaribe Melhor. O complexo, que inclui a nova ponte Semiperimetal e três subsistemas viários, trará mobilidade urbana (cerca de 20 ruas serão pavimentadas) e vai integrar as regiões norte e oeste do Recife.  Para o conjunto de obras, serão investidos R$ 43 milhões com recursos da Prefeitura do Recife (PCR) e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
 
Com a presença de todo o secretariado municipal e presidentes de órgãos da Prefeitura, João da Costa destacou, durante a apresentação do programa, a importância do empreendimento para a capital pernambucana e lembrou que a zona norte do Recife terá um importante acesso direto à cidade da Copa com o novo trajeto que será criado. “Nos últimos 50 anos não houve governo que tenha viabilizado tantas obras no Recife, fico muito contente em revelar que nos próximos quatro anos nossa cidade será muito melhor em tudo. Neste sábado vamos fazer uma grande festa com a assinatura da O.S desse conjunto de obras”, ressaltou.

Para a Presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes, a construção da nova ponte Monteiro-Iputinga  ( como já está sendo chamada) é o resultado de um projeto integrado e sonhado na Prefeitura do Recife. “Estamos realizando um gesto de amor à cidade e continuando com o nosso compromisso com a mobilidade urbana do Recife”, ressaltou Mendes.

A assinatura da ordem de serviço (OS) das obras viárias do Capibaribe Melhor acontece na manhã deste sábado (24) no ponto inicial da intervenção, na Rua Maria de Fátima Soares, no bairro da Iputinga. A via integra o subsistema viário A, formado por dois corredores marginais ligando vias como a Avenida 17 de Agosto. O projeto também contempla a construção de outros dois subsistemas (B e C) conectando ruas e avenidas das zonas Norte e Oeste. A principal intervenção, que será o eixo de ligação entre as zonas norte e oeste da cidade, é a Ponte Semiperimetral. A nova ponte, que será construída sobre o Rio Capibaribe com extensão de 280 metros e 20 de largura terá duas faixas que funcionarão no sentido Monteiro-Iputinga e duas no sentido inverso.  Na Zona Norte, a ponte desembocará na Rua Pinto Campos localizada na Praça do Monteiro e no lado oeste, na Rua Maria de Fátima Soares.

As obras da Ponte Monteiro-Iputinga ainda trarão benefício social para cerca de 600 famílias que residem no entorno da área. Moradores serão beneficiados com a implantação de conjuntos habitacionais e indenizações. Desse total, 352 receberão imóveis em residenciais e as demais serão ressarcidas.